Hoje vou-vos falar dum local que ainda não tive oportunidade de visitar, mas estou cheia de curiosidade.
Águeda
Tenho visto imensa publicidade, para já não falar das inúmeras publicações dos meus amigos das redes sociais, sobre a bela cidade de Águeda, a cidade dos guarda-chuvas coloridos.
Águeda, distrito de Aveiro, fica situada no centro de Portugal, passou a ser conhecida mundialmente em 2012 pelos seus guarda-chuvas coloridos suspensos.
Guarda-chuvas coloridos
Certamente já viu pelo menos uma fotografia dos famosos guarda-chuvas coloridos de Águeda! O Umbrella Sky Project é um projeto criado pela agência Sexta Feira que tem como objetivo colorir e trazer alegria até à cidade. Para além dos bonitos guarda-chuvas suspensos nas ruas do centro histórico, os bancos, os postes e as fachadas estão cobertos por belas obras de arte urbana.
AgitÁgueda 2019
Para além deste projeto a cidade acolhe todos os anos o festival AgitÁgueda, que estará a decorrer até ao dia 28 de Julho, onde poderá assistir gratuitamente a vários concertos de música, comer nos restaurantes de ruas (várias tasquinhas disponíveis), admirar artistas de rua e explorar as novas obras de arte urbana.
Este festival já conta com 14 edições e conta com cada vez mais sucesso, com reconhecimento tanto a nível nacional como internacional.
Como já mencionei anteriormente existem vários exemplares de arte urbana espalhada pela cidade. Cada ano conta com coisas novas para ver para além das já existentes, se bem que algumas poderão ser substituídas. Se visitar a cidade nos meses de Julho, Agosto e Setembro poderá explorar e admirar uma grande parte destas obras de arte.
Pateira de Fermentelos
Depois de visitar a cidade de Águeda, pode aproveitar para descobrir a Pateira de Fermentelos, a uns escassos 12 km.
Sabia que é, atualmente, a maior lagoa natural da Península Ibérica?
Eu não sabia… Pelos testemunhos que vejo esta lagoa está habitualmente coberta por um tapete de flores violeta que dão uma beleza natural ao local. De todos este testemunhos de colegas e amigos o que mais me marcou foi “Não me lembro de ver outro local tão romântico quanto este. Tornou-se um dos meus sítios preferidos em Portugal.”
Depois de ler isto só resta mesmo ir lá comprovar a realidade!
Resta deixar-vos duas dicas importante que me deram: para ir à Pateira de Fermentelos siga pelo acesso da localidade de Espinhel. Pelos vistos é por aqui que se consegue tirar as melhores fotos. A outra dica é que a lagoa atinge o auge de flores no inverno.
Fica a sede de visitar um lugar tão apetecível, que tem encantado todos os meus amigos e conhecidos.
Aproveite e vá confirmar se tudo isto é verdade.
Quem lá for primeiro, que avise 🙂
Texto escrito por Catarina Ferreira, aquela amiga que sabe tudo sobre maternidade. É só ligar! Querem o número? 😉