
Hoje venho dar-vos a conhecer a “Veneza Portuguesa” – Aveiro.
Aveiro é uma cidade de grandes contrastes já que aqui se cruzam tradições rurais com modernidade, desenvolvimento, ciência e tecnologia com cultura, identidade e património.
Muitas das ruas centrais de Aveiro são cruzadas por canais e ribeiros e daí a designação de Veneza de Portugal.
Cidade dos ovos moles, da Ria e da belíssima Arte Nova que caracteriza os seus edifícios, Aveiro encanta quem a visita pela sua simplicidade.
Aveiro atrai cada vez mais turistas, nacionais e estrangeiros, que aqui procuram uma cidade percorrida pelos seus canais navegáveis, rica em história, arte e arquitetura e com uma gastronomia famosa em todo o país.
Comece por visitar o Museu de Aveiro, situado no antigo Mosteiro de Jesus, onde pode encontrar a Igreja de Jesus, com arquitetura detalhada em azulejos e de cor dourada.
Outro ponto turístico da cidade são as Estátuas das Pontes, formado por quatro estátuas em bronze e de corpo inteiro, em que cada estatura representa uma figura da cidade de Aveiro. Salineira e Marnoto representam o meio laboral, e Parceira do Ramo e Fogueteiro, importantes para os dias de festa.
Ovos Moles
Uma das atrações da cidade é a Oficina do Doce, onde poderá saber tudo sobre a especialidade da cidade, o Ovos Moles.
Vai poder conhecer a sua história e ver ao vivo a forma de fabrico mais tradicional desta iguaria.
Para os saborear, é fácil, pois qualquer pastelaria os tem à sua disposição.
Ria de Aveiro
Como já referi, a cidade vive em torno da sua Ria. A Ria conquistou Aveiro tornando-se o seu coração.
É o que identifica a cidade dando-lhe luz e vida, e marcou de forma permanente as tradições locais.
Hoje, facilmente consegue conhecer grande parte da cidade e apreciar as casas Arte Nova, num agradável passeio pelos canais da Ria a bordo do típico Moliceiro.
Via Ecológica Ciclável
Saindo um pouco do centro da cidade, conheça a natureza que a rodeia.
Inaugurada em 2018, a Via Ecológica Ciclável é um percurso com passadiços de madeira e que nos permite admirar a beleza única da Ria de Aveiro. Este percurso de 7,5km, permite-lhe admirar a fauna e a flora típicas deste local, bem como admirar as belas paisagens, os canais e os barcos moliceiros.
O percurso integra uma via ciclável de 48km que liga Estarreja à Praia de Mira.
Praias
A caminho das famosas praias da região não perca a oportunidade de visitar as salinas de Aveiro, conhecer a arte do sal, e adquirir produtos fabricados no local.
Das primeiras que encontrará é a Praia da Barra, junto à foz da Ria de Aveiro e a partir desta bonita praia poderá assistir à entrada e saída de barcos de pesca. A praia da Barra possui o seu próprio centro turístico onde poderá encontrar lojas e espaços com tudo aquilo que possa necessitar durante as suas férias em Aveiro.
Aqui poderá observar o Farol da Barra, a ponte da Barra e poderá ainda passear pelo seu paredão que delimita, a sul, a entrada para a ria de Aveiro. O Farol da Barra de Aveiro é o maior farol de Portugal, o segundo da península ibérica e um dos 26 maiores do mundo.
Siga em direção à praia da Costa Nova, que tem como principal ponto de atração, as lindas casas de pescadores pintadas com listas e cores diversas.
É um local bastante agradável, onde poderá dar um passeio a pé ao longo do canal, comer uma tripa de ovos moles, também típica da região.
Aproveite para passar no mercado municipal onde encontrará uma enorme variedade de peixe fresco e marisco, é um dos mais ricos e reconhecidos da região.
Se estiver com fome, coma no Dori, restaurante por cima do mercado, posso garantir que não vai ficar decepcionado. Tem localização, atendimento e comida 5 estrelas, embora com um preço acima da média.
Esta zona é também conhecida por ter ótimas condições para práticas de desportos aquáticos, tanto do lado do mar, como no canal, tais como surf, windsurf, kitesurf ou SUPaddle.
Muitos são os motivos para visitar Aveiro, aproveite agora que o verão acalmou e a cidade tem menos turistas.
Bom passeio!
Texto escrito por Catarina Ferreira, expert em escapadinhas no nosso lindo Portugal ?