O Carnaval está a bater à porta e as festividades são mais que muitas.
Eu hoje vou falar-vos do mítico Carnaval de Torres Vedras, um dos mais conhecidos do país.

“Magia & Fantasia” é o tema da edição deste ano, que irá decorrer entra 21 e 26 de Fevereiro.
Durante estes dias as ruas da cidade serão invadidas pela folia das figuras que caracterizam aquele que é considerado o “Carnaval mais português de Portugal”. Cabeçudos dançam ao som dos Zés Pereiras, carros alegóricos satirizam figuras conhecidas, enquanto os foliões se divertem, num Carnaval em que os visitantes também são convidados a participar.
As festividades começam na 6ª feira, dia 21, com um dos momentos mais aguardados pela população local: o desfile escolar. Milhares de crianças das escolas da região desfilam pelas ruas da cidade, dando assim início a um programa festivo que só termina na 4ªfeira de cinzas.
E como se costuma dizer, a alegria e a festa não escolhem idades, por isso, no mesmo dia, existe o tradicional baile de máscaras, com séniores de instituições dos concelhos vizinhos. Também na sexta-feira acontece também um dos momentos mais importantes e marcantes da semana. Os foliões reúnem-se à porta da Câmara Municipal de Torres Vedras para receber os Reis do Carnaval, e também para lhes entregar as chaves da cidade, dando início às festividades que vão noite dentro.
Prepare-se que a partir desta noite é só festa…
Estão programadas diversas atrações e animações espalhadas pelas várias praças da cidade, embora na Praça Dr. Alberto Manuel Avelino esteja montado um palco onde a festa se faz com o Arraial Fest. Este ano terá o Toy (no Sábado) e o Tio Jel (na 2ªfeira).
No sábado decorre o primeiro desfile noturno, em que a criatividade e o trabalho de vários meses sai à rua para ser posto à prova no Concurso de Grupos de Mascarados. O vencedor será anunciado no 3ªfeira, dia 25.
Os corsos diurnos saem às ruas de Torres Vedras no domingo e na 3ªfeira. Nos corsos participam os carros alegóricos, os grupos de desfile, as “matrafonas” (homens mascarados de mulher), e os famosos cabeçudos (bonecos gigantes) acompanhados pelos “Zés-Pereiras”.
Contudo, os populares juntam-se a esta grande festa, maioritariamente mascarados, e desfilam nos espaços livres entre os carros alegóricos e os grupos de desfile. O carnaval de Torres Vedras distingue-se dos demais carnavais por interagir bastante com a população, em que todos são convidados a participar nesta grande festa.
O Rei e Rainha do Carnaval são dois homens, estando um dos homens vestido de mulher.
A interação entre o público e os mascarados é em grande parte feita através do arremesso dos “cocotes”. Originalmente estas pequenas bolas eram feitas de papel de seda atada com uma fita e contendo no seu interior grainhas de uva seca, mas atualmente fazem-se com restos de serradura e raspas de borracha.
O Carnaval de Torres Vedras é uma das festividades de Carnaval que se mantem fiel às tradições da comemoração do entrudo em Portugal. Este carnaval distingue-se pela participação espontânea e massiva dos seus cidadãos, que o apelidam de “mais português de Portugal”.
O Carnaval mais verde do planeta
O Carnaval de Torres Vedras assume-se como um Eco Evento desde 2017, sendo o terceiro ano consecutivo em que se compromete a reduzir o seu impacto ambiental. Nas últimas edições do evento, foram recolhidas e enviadas para reciclagem, em cada ano, cerca de 10 toneladas de resíduos. O Eco Copo foi disponibilizado pela primeira vez em 2017 e continua a contribuir para que este seja um evento cada vez mais ecológico.
Este ano, vão estar presentes 15 “ecopontos humanos” que irão representar várias figuras do nosso país (Fernando Pessoa, Amália, Eusébio, Cristiano Ronaldo, Florbela Espanca, Cristina Ferreira e Salvador Sobral, entre outros), dinamizando a recolha de resíduos.
Bilhetes
O acesso ao recinto dos corsos é condicionado a portadores de bilhete ou livre-trânsito durante os corsos noturnos de sábado e segunda-feira e corsos diurnos de domingo e terça-feira.
Um bilhete diário para adulto custa 7€ e livre-trânsito 15€. Crianças até aos 9 anos não pagam bilhete.
Não deixe passar a oportunidade de o conhecer, divirta-se e aproveite para ficar o fim-de-semana pela região, pois é uma zona muito bonita, logo às portas de Lisboa.
Bom Entrudo!
Texto: Catarina Ferreira
Edição: mum’s needs