[vc_row][vc_column][vc_single_image image=”2766″][vc_column_text]
Cascais é uma das mais interessantes vilas de Portugal.
A poucos minutos de Lisboa, Cascais é uma surpresa agradável para quem pretende visitar os arredores da capital. A viagem de comboio, pela marginal, junto ao rio e mar é um dos passeios mais bonitos que pode fazer, a famosa ‘linha de cascais’.
Os melhores locais para ver e visitar em Cascais podem deixá-lo surpreendido: museus, história, cultura, jardins, praias… Em Cascais há uma enorme variedade de sítios para visitar e fazer, tal é a diversidade de atividades culturais, parques, restaurantes e bares temáticos.
Para quem não sabe, era desta região que partiam e regressavam as naus portuguesas com as especiarias da Índia, os tesouros da África e ouro do Brasil.
A praia ampla e as ruas pitorescas fazem de Cascais um local muito visitado por turistas e também por ser uma vila piscatória – com muitos restaurantes a servirem o peixe fresco.
Entre a baía e a serra de Sintra, Cascais foi, no século XIX, o local escolhido pela família real para férias.
Praticamente todos os caminhos em Cascais vão dar à baía. É onde se encontra a sede do município e onde durante o ano se organizam inúmeros eventos, sendo as Festas do Mar em Agosto o evento mais concorrido. Aqui encontra uma enorme variedade de lojas, restaurantes, bares, jardins e muito mais.
Logo ao lado encontra a Marina de Cascais.
Estrategicamente posicionada, com vento sempre forte e constante, torna-a o sítio ideal para acolher eventos relacionados com vela, nomeadamente o America’s Cup.
Praça 5 de Outubro
A Praça 5 de Outubro, localizada em frente à Praia do Porto da Baía de Cascais, é um dos pontos mais centrais e talvez o largo mais bonito da Vila. Abriga a Câmara Municipal de Cascais e a Estátua de D. Pedro I, o famoso rei da bela e trágica história de amor de Inês de Castro. Aqui, inclusive, você pode conhecer todos os detalhes da história.
A Praça 5 de Outubro, é um bom ponto de partida para conhecer as principais atrações da Vila.
Palácio Museu do Conde de Castro Guimarães
Dando seguimento sobre o que fazer em Cascais, o Palácio Museu do Conde de Castro Guimarães, inserido no Parque Marechal Carmona, é um dos maiores tesouros de Cascais.
Envolvido por belos jardins, este fascinante palacete cuja construção teve início no Século XX, está implantado na raia da orla marítima, batido por um braço de mar, ao qual tem acesso direto. O palácio alberga uma biblioteca, extraordinárias pinturas, peças de joalharia personalizadas e uma vasta coleção de mobiliário.
Casa das Histórias Paula Rego
Outro ponto alto na arquitetura de Cascais, com projeto de arquitetura de Eduardo Souto de Moura, Prémio Pritzker 2011, a Casa das Histórias Paula Rego foi inaugurada em Setembro de 2009. É o mais internacional espaço museológico do concelho. Em 2006, Paula Rego escolheu Cascais para a construção da “sua” Casa das Histórias, um museu que exibe um conjunto significativo da sua obra gráfica e algumas obras do marido, Victor Willing, artista e crítico de arte, falecido em 1988.
Boca do Inferno
Localizada na costa oeste da Vila, encontra uma espetacular formação geológica que deve o seu nome, Boca do Inferno, à analogia morfológica e ao tremendo e assustador impacto das vagas que aí se fazem sentir. Em tempos terá sido uma caverna talhada na rocha pelas águas das chuvas e pela força das ondas, cujo teto acabou por abater. É um local de grande impacto visual e sonoro e com um pôr-do-sol inesquecível.
Praia do Guincho
A cerca de 8 quilómetros de Cascais está a praia do Guincho, muito ventosa e, por isso, aconselhada para a prática de surf, kitesurf e windsurf.
Ficou conhecida internacionalmente porque apareceu no filme de James Bond “Ao Serviço de Sua Majestade” e acolheu a Taça do Mundo de Windsurf.
Campeonatos de surf e bodyboard também passam por esta praia.
E agora, dou-vos uma dica de onde comer.
Na estrada que liga Cascais à praia do Guincho encontrará a Casa da Guia, com vista para o mar.
A Casa da Guia é um dos locais mais bonitos de Cascais, oferecendo uma enorme variedade de atrativos. Um lugar perfeito para um encontro ou reunião, compras, refeição ou simplesmente para relaxar. Tem parque de estacionamento.
Aqui encontra uma grande variedade de restaurantes, do mais caro ao mais barato, onde encontra desde comida tradicional a comida italiana e outra.
É sem dúvida um dos meus sítios favoritos, tanto pela comida, como pela vista.
Visitem!
Texto escrito por Catarina Ferreira, a nossa especialista de Escapadinhas![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][/vc_column][/vc_row]