
Conhece Castanheira de Pêra?
Se não….não sabe o que perde!
Castanheira é uma bonita vila portuguesa da região centro do país, situada em plena Serra da Lousã, na bacia hidrográfica do rio Zêzere, rodeada de uma beleza natural impressionante.
Pela região existem diversos pontos privilegiados de contacto com a natureza. Entre eles, as Piscinas Fluviais do Espelho de Água, construídas em xisto, a Praia do Poço Corga ou o Vale da bonita Ribeira de Pêra, bem como as suas quedas de água.
Praia Fluvial das Rocas
Muito afamada é a Praia Fluvial das Rocas construída no aproveitamento desta Ribeira, e transformada num complexo de lazer e animação.
A Praia Fluvial das Rocas situa-se num lago com quase 1 km de extensão, bem no coração de Castanheira de Pêra. Uma ilha no centro da Praia, uma piscina de ondas com 2100 m2 (a maior do país), uma albufeira e uma ponte antiga constituem um ambiente onde o sonho e a realidade se confundem.
As águas límpidas da Ribeira de Pêra estendem-se, formando um local de encanto, onde palmeiras tropicais convivem harmoniosamente com a Serra da Lousã que espreita lá do alto. Pode desfrutar de um passeio em barco a remos ou em gaivota, fazer slide, escalada ou rapel. Pode ainda pernoitar num dos 6 bungalows alinhados na margem da albufeira, com vista privilegiada sobre o enorme espelho de água.
Desde 2005, ano em que a Praia das Rocas abriu as suas portas ao público, registam-se anualmente cerca de 100 mil entradas.
Serra da Lousã
Se quiser aproveitar para conhecer melhor esta zona, pegue no carro, e dirija-se até à Serra da Lousã, que fica logo ao lado.
A Serra da Lousã caracteriza-se pela sua magnitude e simplicidade, apresentando-se com a sua ruralidade própria, que caracteriza os espaços naturais, pouco sujeitos a agressões e intervenções humanas.
Embora seja de salientar que os fogos de 2017 destruíram grande parte da Serra, mas nem por isso deixa de ser bonita e agradável à vista, merecendo por isso, uma visita.
Destacam-se as aldeias serranas e os diversos percursos naturais, devidamente individualizados, para os passeios pedestres. As atividades de todo o terreno, quer ao nível do passeio, quer ao nível das atividades desportivas, sejam de relevo nacional, ou de carácter internacional, como por exemplo o Rally de Portugal têm grande relevo.
O maciço montanhoso da Lousã encontra-se todo ele atravessado por estradas florestais, a que recorrem as organizações de desportos motorizados (BTT, Enduro, Raides Motorizados) e dos desportos de aventura, como sejam o Parapente, Provas de Orientação, Atletismo de Montanha.
Gastronomia e artesanato
Sendo Castanheira de Pêra um concelho cuja personalidade é em muito definida pela Serra da Lousã, falamos de produtos típicos, aqueles que possuem características serranas. Como exemplo, a castanha, o mel da Serra da Lousã e o barrete (este carapuço, usado vulgarmente pelos campinos e pelos pescadores, é fabricado em Castanheira de Pera e é neste concelho que se encontra mesmo a única fábrica de Portugal) constituem os exponentes principais da gastronomia e do artesanato local.
O restaurante O Gil, localizado no centro de Castanheira de Pêra, é um espaço com boa apresentação e especialidades já conhecidas na região, como por exemplo o cabrito assado no forno com arroz, batatas e migas. Também tem a opção da Churrasqueira Castanheirense, onde se come bem e barato (que é o que se quer!).
Visite a região centro do país e ajude a estimular o turismo ‘cá dentro’.
Sugestão de escapadinha por Catarina Ferreira, expert em “Vá para fora cá dentro” 🙂