
Hoje venho trazer uma sugestão para as férias que se aproximam.
Se quer fugir ao aglomerado humano, às filas e à falta de estacionamento quando chegam à praia, aconselho a ir até à costa alentejana. DeTróia até ao Algarve, são inúmeras as opções.
Quando terminei o meu curso académico fui trabalhar para Santiago do Cacém. Vivi lá durante três anos. Durante esse tempo tentei descobrir ao máximo a cultura e os costumes alentejanos, sem esquecer, claro, a gastronomia.
Praia da Comporta e da Aberta Nova
Pode começar o itinerário na famosa praia da comporta, e quem sabe, cruzar-se com uma celebridade.
Comece a descer rumo ao sul. Se gostar de paz e sossego, pare na praia da Aberta Nova em Melides para apanhar uns banhos de sol.
Sines, São Torpes, Porto Côvo e Ilha do Pessegueiro
Siga mais para sul e almoce em Sines, no restaurante Estrela do Norte, com uma bela vista para o Atlântico.
Conheça a praia de águas quentes em São Torpes. As descargas da central termoeléctrica ali situada fazem com que a água junto ao primeiro molhe chegue a atingir quase os 30 graus.
Em seguida pode comer um gelado na famosa gelataria Marquês, em Porto Covo, ou então aproveitar para fazer uma visita à Ilha do Pessegueiro.
Vila Nova de Mil Fontes e Zambujeira do Mar
Se gostar de praia, pode desfrutar das águas calmas e tranquilas de Vila Nova de Mil Fontes. Logo mais abaixo não perca a oportunidade de ver o mais bonito pôr do sol no Farol do Cabo Sardão.
Conheça a pequena vila de Zambujeira do Mar, famosa pelo festival de verão que ali se faz anualmente.
O melhor marisco do país
Continue a viagem, com paragem obrigatória na Azenha do Mar onde encontra um restaurante com o mesmo nome e que reclama ter o melhor marisco do país. Posso garantir, por experiência própria, que não se vai arrepender! Não aceitam reservas e chegam a ter 3 a 4 horas de fila de espera, dada a grande afluência ao local.
7 maravilhas de Portugal
Quase a terminar esta viagem, chegamos finalmente uma das 7 maravilhas de Portugal, a praia de Odeceixe. Com uma linda praia, enormes falésias e extensas línguas de areia banhadas de um lado pela ribeira de Odeceixe e por outro pelas águas do mar, a beleza é infinita
Ao longo de toda a costa delicie-se com a gastronomia, como os secretos de porco preto, o peixe grelhado sempre fresquinho, a feijoada de búzios, entre outros.
Aproveite o ar puro e a tranquilidade destes locais e acima de tudo aprecie a simpatia deste povo!
Catarina Ferreira