O verão chegou!
Mas pelos vistos só nas festas, porque o sol insiste em não aparecer.
Mas nem isso nos pode parar!
Vem aí a Expofacic e é preciso ter as baterias carregadas!
A Expofacic é uma exposição / feira agrícola, comercial e industrial que se realiza anualmente em Cantanhede, normalmente no final do mês de Julho e início do mês de Agosto.
Este ano decorre entre 25 de Julho a 4 de Agosto e tem um cartaz bastante apelativo.
Este evento já conta com 28 edições, e toma lugar num espaço aberto no centro da cidade de Cantanhede com cerca de 10 hectares, 120000m2 de estacionamento e 600 espaços de exposição.
Como chegar
O recinto da Expofacic fica situado no Parque Expo-Desportivo de S. Mateus, Rua dos Bombeiros Voluntários, em Cantanhede.
A cidade de Cantanhede fica localizada no distrito de Coimbra, a duas horas de Lisboa e a uma do Porto.
Bilhetes
Os bilhetes têm preços convidativos, que variam consoante o cartaz, todos os dias a 4€, à exceção do dia 3 de agosto que o bilhete de adulto custa 10€.
O conselho que dou é que compre os bilhetes com antecedência ou então vá cedo no próprio dia, para evitar as longas filas nas bilheteiras.
Estacionamento
Indo cedo também consegue melhor lugar de estacionamento, se bem que estacionamento é coisa que não falta, existem imensos parques, quase todos em terra batida.
A feira
Existe uma imensidão de coisas para ver e fazer.
Existem 8 palcos espalhados pelo recinto, com vários tipos de música.
O palco principal este ano conta com nomes como David Carreira, Mariza, Fernando Daniel, Richie Campbell, Matias Damásio, António Zambujo, Blaya, Expensive Soul, Barbara Bandeira e a estrela internacional Lukas Graham, entre outros.
Existe uma zona dedicada aos mais pequenos com insufláveis, carrocéis e jogos.
Logo ao lado, pode encontrar a zona da gastronomia, onde encontra tasquinhas com imensa variedade.
Estas tasquinhas são representativas das várias aldeias e associações do concelho, mas também existem tasquinhas de outras regiões do país. É, normalmente, a zona da Expofacic com maior afluência de pessoas.
Existe também uma zona muito interessante para as crianças, com exposição de animais. nos últimos anos esta parte da feira tem crescido muito, com cada vez mais espécies exóticas e diferentes para fazer as delicias de todos. Em tendas próprias pode observar peixes, aves ou répteis. No exterior consegue ter contacto com cavalos, burros, cabras, porcos, ovelhas, entre outros.
Junto aos animais encontrará a exposição de produtos agrícolas, desde máquinas a plantas onde também pode observar o artista a fazer esculturas em madeira com motoserra!
Depois na feira em si, existe uma grande variedade, desde espaços com artesanato, produtos locais, ou produtos fabricados na região (mobiliário, cozinha, etc), com empresas locais e nacionais a mostrarem o que de melhor têm para oferecer.
É um sem fim de coisas para ver e para explorar.
Venha conhecer uma das maiores feiras regionais de Portugal.
E se já conhece venha explorar de novo, pois todos os anos existem surpresas preparadas especialmente para todos nós!
Texto da autoria da minha querida amiga Catarina, nascida e criada no concelho de Cantanhede, mas cidadã do Mundo! Aquela que está sempre lá. Nas alegrias e nas tristezas. Na saúde e na doença. Obrigada!