Existem sítios mágicos em Portugal, e o Portugal dos Pequenitos é um deles.
Desde 1940 que este símbolo de Coimbra e do país faz sonhar os mais pequenitos!
Para as meninas um local cheio de casas de bonecas, para os meninos, casas à medida para viverem as maiores aventuras. É o sítio ideal para conhecer Portugal e aprender enquanto se vivem verdadeiras batalhas ou contos de fadas.
No Portugal dos Pequenitos pode visitar 5 áreas temáticas:
- Portugal Monumental, um espaço ilustrativo dos principais monumentos do país, dando destaque ao núcleo de Lisboa, bem como Trás-os-Montes, Douro, Minho, Beiras, Ribatejo, Alentejo e Algarve;
- Países de Expressão Portuguesa, com a representação etnográfica e monumental dos atuais países africanos de Língua Oficial Portuguesa, bem como do Brasil, Macau, Índia e Timor, envolvidos numa vegetação própria destas regiões;
- Portugal Insular, onde encontram ainda os monumentos principais das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, rodeados por grandes lagos assemelhando-se às ilhas no Oceano Atlântico;
- Casas Regionais, com a representação fidedigna das casas tradicionais de Norte a Sul de Portugal. Devido à escala reduzida e às particularidades de cada casa, este é, sem dúvida, o espaço mais procurado pelas crianças;
- Coimbra, com a representação dos principais monumentos da cidade, nomeadamente da sua Universidade.
Agora falo-vos um pouco da nossa experiência familiar na visita ao parque.
Escolhemos um dia de semana para não estar muita confusão. Logo à entrada do parque tiraram-nos uma fotografia em família, que ficou bem gira, sem compromisso.
Meti um bocadinho de conversa com a fotógrafa que diz que a melhor altura para visitar o parque é no Inverno e fora das épocas festivas. Nós fomos num dia solarengo de Dezembro, por isso, foi perfeito.
Outra das vantagens de ir nestas alturas é que não existe necessidade de fazer reserva para poder visitar o Museu do Traje ali situado.
As miúdas adoraram este sítio! Acaba por ser uma grande quantidade de ‘barbies’ e ‘ken’s’ vestidos com roupas dos nossos antepassados.
Existem também um mini comboio que dá uma voltinha ao parque e que os miúdos adoram. Não está incluído no bilhete, pelo que se paga à parte.
A área mais interessante para a pequenada, e talvez a mais gira de todas, é a das Casas Regionais. É tão giro vê-los subir e descer as mini escadas e a espreitar às mini janelas.
No final do parque existe uma escola-Jardim de Infância com um parque infantil de escorregas e afins. Escusado será dizer que foi também um dos locais favoritos das pequenas.
Uma manhã ou uma tarde é mais que suficiente para conhecer o parque e tirar todas a fotografias possíveis, mas claro, isto deve ser em épocas baixas. No Verão deve ser difícil conseguir tirar uma foto sem ‘intrusos’ no cenário!
DICA
Jornal Diário de Coimbra costuma ter promoções nos bilhetes bastante vantajosas, por isso estejam atentas às publicações e podem conseguir bilhetes a menos de metade do preço.
Levem os pequenos a conhecer o parque e prometo que não se vão arrepender.
Texto escrito por Catarina Ferreira, rockstar das Escapadinhas por este nosso portugal e não só.
Edição e fotos por Mum’s Needs.