Os nossos programas têm sido sempre sol e praia no sul, por isso, hoje, proponho-vos uma visita a norte.
Viana do Castelo é uma das mais bonitas cidades do norte de Portugal.
A sua participação nos descobrimentos portugueses e, mais tarde na pesca do bacalhau, mostram a sua tradicional ligação ao mar.
Viana enriqueceu-se com palácios brasonados, igrejas e conventos, chafarizes e fontanários que constituem uma herança patrimonial digna de visita.
Antes de se aventurar, aconselho que se dirija a um posto de turismo para pedir informação em suporte de papel e para se orientar melhor na cidade. Deste modo, conhecerá os melhores percursos de inspiração manuelina, renascença, barroca, art deco ou do azulejo, e os segredos mais escondidos da cidade.
Senhora da Agonia
Virada para o mar que fez a história de Viana, uma igreja barroca guarda a imagem da Senhora da Agonia, da devoção dos pescadores.
Sai todos os anos a 20 de Agosto para abençoar o mar numa das festas mais coloridas de Portugal, onde são de referir a beleza e riqueza dos trajes típicos que desfilam nas festas.
Ao visitar Viana do Castelo durante o mês de Agosto é considerado obrigatório assistir à Romaria Senhora da Agonia. Estas espetaculares festas realizam-se durante quatro dias, e as ruas são decoradas com serragem colorida. Para não perderr: o Cortejo, o Desfile da Mordomia, a Procissão do Mar, a Festa do traje e a Noite dos Tapetes.
Sendo Viana a terra da filigrana em ouro e dos trajes coloridos, bem típicos da região, a cidade ganha outra cor e outro sentido.
Viana tem sabido manter as suas tradições bem vivas. Estas poderão ser observadas no Museu do Traje (tanto a roupa como o ouro), no Museu da Cidade (com especial atenção à louça tradicional) e no navio-hospital Gil Eanes (construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo para apoiar a pesca do bacalhau).
Santa Luzia
Quem vem a Viana do Castelo terá quase obrigatoriamente que subir no elevador até Santa Luzia.
De Santa Luzia as vistas são fantásticas! Mas para a cereja no topo do bolo há que subir ao Zimbório.
As vistas do Zimbório, em Santa Luzia, são magníficas!
O santuário é grandioso, muito maior do que se está à espera e o seu interior faz lembrar as melhores catedrais modernas no mundo.
Gastronomia
E agora a resposta à pergunta que mais se impõe: Onde comer em Viana do Castelo?
E o melhor lugar para comer na cidade é… fora da Cidade!
Pois é, descobrimos o Restaurante Sabores, a poucos quilómetros de Viana. As moelas, pataniscas e bacalhau com broa são deliciosos, e para terminar, delicie-se com um belo pudim Abade de Priscos.
Aconselharam-nos também o restaurante Primavera, no centro da cidade. Marisco delicioso a preços muito em conta. No entanto, a fila estava enorme e optamos por não aguardar. Por isso vá cedo e delicie-se!
E, uma sugestão para o lanche, o “Natário”. Situado numa perpendicular à avenida principal (existem dois “Natários”, no posto de turismo indicar-lhe-ão). Tem as melhores bolas de berlim que alguma vez comi! Sempre quentinhas. Mas vá cedo. A partir das 17-18h arrisca-se a encontrá-las esgotadas!
Praias
As praias de Viana do Castelo primam pela sua qualidade e pela paisagem envolvente, sendo que algumas delas estão em estado praticamente selvagem, o que é um motivo ainda maior para serem visitadas.
Além disso, são muito procuradas para a prática de desportos como o surf, bodyboard ou Stand Up Paddle.
Por todas estas razões e também para fugir à confusão do sul, rume a norte e disfrute duma paisagem única, boa gente e ótima comida.
Texto da autoria da Catarina, a nossa expert em escapadinhas, dentro e fora do nosso lindo Portugal.
Bom passeio!