Devido ao estado de Emergência e à situação que vivemos atualmente, a nossa rubrica “Escapadinhas” tem ficado um pouco de parte, mas a nossa mãe Catarina não está parada e vem partilhar connosco o que tem andado a fazer por casa com as suas pequenas. Venham descobrir!
” Desde que se encerraram as escolas devido à Pandemia Covid-19, estou com as duas filhas em casa, uma com 4 anos e outra com 3 acabadinhos de fazer (que nem teve direito a uma festa de aniversário decente…). Imagino que, como eu, esteja a maioria de vocês, algumas com a agravante de estar em teletrabalho!
Desde que ficamos confinados dentro de 4 paredes, com poucas opções de sair de casa (exceto as idas à garagem para dar uma voltinha de bicicleta, trotinete ou simplesmente correr um bocado) temos dado asas à nossa imaginação e andamos a fazer prendinhas para os colegas da escola.

Vou dizer-vos um segredo… a habilidade para trabalhos manuais nunca foi muita, mas as minhas filhas adoram!! A internet tem um sem fim de ideias…
Adquirimos online produtos para trabalhos manuais, como EVA, cartolinas, cola quente, penas, botões, olhos, entre outros e temos reutilizando o que temos por casa, como é o caso dos rolos de papel higiénico que vão sobrando para fazer suportes para canetas ou lápis.
Comprei também tinta para elas pintarem com as mãos e tem sido uma alegria.

Fazemos muitas colagens com os restinhos de papel que nos vão sobrando, imaginem só, até com um pacote de belgas, daquele tipo prata! Cortaram em pedacinhos, colaram numa folha de papel de forma a parecer escamas de peixe, ficou girissimo o resultado final.
Assim, aproveitamos para desenvolver as capacidades dos nossos meninos e meninas, a motricidade fina, a imaginação, e criamos experiências com diferentes produtos e atividades.
Já fizemos coelhos, joaninhas, sapos, e as mais bonitas de todas, as borboletas!

Afinal, elas só querem mesmo o tempo em companhia e estar felizes, não interessa muito o resultado final…
Claro que às vezes lá tenho que recorrer aos desenhos animados, mas nunca deixo que seja mais do que 1h por dia… e agora que começaram as programações na TV direcionadas a cada idade até existem coisas engraçadas e realmente educativas.
Aproveitem também para fazer vídeo chamadas com os amiguinhos da escola ou mesmo com as professoras.
As minhas meninas têm feito e gostam bastante. Elas também sentem falta das suas rotinas e, na verdade, não sei se perceberão bem a razão de tudo isto estar a acontecer e não puderem sair de casa…

Façam como eu e tentem não desesperar, animem-se e façam muitas atividades com os vossos meninos e meninas!
Dentro de casa, na varanda, na garagem, no jardim ou no quintal…! Vamos manter os nossos filhos ativos.
Vamos todos ficar bem… “
Quer sugestões de atividades para fazer com crianças sem sair de casa? Venha daí!

Texto e fotos: Catarina Ferreira
Edição: mum’s needs