O empreendedorismo não é nenhuma “modernice” dos nossos tempos.
Foi Jean-Baptiste Say (1767-1832) que elaborou uma teoria acerca das funções do empresário, cunhando o termo entrepreneur (ou empreendedor) e atribuindo-lhe um papel de especial importância na dinâmica de crescimento da economia.
Quer saber se é mesmo empreendedora?
Vamos então conhecer algumas definições de empreendedor que surgiram desde então.
- O empreendedor é alguém que detecta oportunidades e introduz inovações destruidoras e criadoras (1934)
- Os empreendedores não têm propriamente de provocar mudanças, têm que explorar as oportunidades que são criadas pela mudança (1985)
- Começar um negócio não é condição necessária nem suficiente para o empreendedorismo, pois nem todos os novos pequenos negócios são empreendedores ou representam o empreendedorismo (1985)
- O empreendedorismo não implica o lucro como meta (1985).
- Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões (1991)
(Já temos empreendedora?)

6. O empreendedor é uma pessoa que tem a capacidade de imaginar, desenvolver e visionar, e os conceitos de energia, liderança e conhecimento são elementos fundamentais (1991)
7. Um empreendedor é o indivíduo que, sendo o responsável principal pela tomada de decisões, consegue criar um novo negócio ou desenvolver um negócio já existente, aumentando substancialmente o seu valor patrimonial, atingindo elevado prestígio social (1995).
8. O empreendedor pode ser o indivíduo que cria uma empresa, ou aquele que compra uma empresa e introduz inovações, assumindo riscos ou, ainda, o empregado que introduz inovações na organização em que trabalha, adicionando-lhe valor (1999).
9. Um empreendedor é uma pessoa autoconfiante, optimista, determinada, com alta disposição para trabalhar, com elevada necessidade de realização, com capacidade para assumir riscos moderados, que não teme mudanças e, principalmente, inovador (2001).
10. O empreendedor diferencia-se dos administradores comuns, pois tem alta capacidade de percepção, ou seja, sabe identificar oportunidades e a carência num determinado sector, despertando no consumidor o desejo por algo mais. (2001)
(e agora, já tem a certeza que é uma empreendedora?)

11. Um empreendedor é uma pessoa que conduz o processo de criação de riqueza e de agregação de valor através do desenvolvimento de ideias, da obtenção e alocação de recursos, fazendo as coisas acontecerem (2002)
12. O empreendedor é aquela pessoa que está sempre à procura da mudança, explorando-a como sendo uma oportunidade. Mudança é a palavra de ordem, que guia e confere sucesso ao investimento do empreendedor. (2003)
13. A figura do empreendedor é criadora. Empreendedor é aquele que transforma uma troca potencial numa troca real. Aquele sem o qual a transação poderia nunca ocorrer (2005).
14. O empreendedor é aquele que reconhece a oportunidade para criar algo novo (2007)
15. O papel do empreendedor é a construção de mudanças na estruturas dos negócios e da sociedade (2009)

Alguma destas definições se enquadra no seu perfil de empreendedora? Se sim, parabéns!
Está no local certo. Vamos falar de empreendedorismo?
Ainda está com dúvidas? Faça o nosso quiz e veja se tem tudo o que precisa para ser uma empreendedora de sucesso!