No contexto da pandemia de COVID-19 e, seguindo as mais recentes orientações da Direção-Geral da Saúde, a utilização da máscara é agora recomendada de forma mais generalizada e até já se tornou um acessório de moda!
No entanto, para muitas pessoas isso está a causar, ou a piorar, problemas de pele como a acne, secura e inflamações. O uso prolongado de máscara pode danificar a pele do rosto e é importante adotar alguns cuidados antes e após a sua utilização para diminuir o risco de lesões.
Por que é que isto acontece?
O uso das máscaras durante longos períodos está a criar um ambiente favorável para a proliferação de bactérias.
Pela acumulação de vapor, saliva e suor por baixo da máscara, a humidade da região aumenta, o que pode levar a um desequilíbrio da barreira cutânea, deixando a pele mais sensível e propensa a ficar irritada e inflamada.
Com a utilização prolongada, as alterações mais frequentes em áreas de contacto no rosto correspondem a lesões que inicialmente são apenas descamação, vermelhidão e acne ligeiros, mas que podem evoluir para eczema irritativo, oleosidade na pele ou até rosácea!
Pessoas que já tenham doenças crónicas de pele previamente identificadas, como acne, rosácea, dermatite atópica, dermatite seborreica ou psoríase podem também ver estas situações agravar.
Cuidados a ter imediatamente antes de colocar a máscara:
- Use produtos específicos para o seu tipo e estado da pele
- Faça uma rotina diária de manhã e à noite (limpar, tonificar, potenciar e hidratar)
- Aguarde entre 15 a 20 minutos após a aplicação de hidratante ou protetor solar antes de colocar a máscara
- Use hidratantes labiais
- Se tem a pele muito irritada, evite água quente
- As máscaras devem ser lavadas e completamente secas após cada uso
- Opte por máscaras de algodão
Máscara e Esfoliante Purificante 2 em 1 com Tea Tree e Lima
O que fazer quando não estiver a utilizar máscara
- Até ao período de repouso, deve proceder à substituição da máscara sempre que esta ficar húmida ou danificada. Nesta fase, pode estar indicado reforçar a hidratação da pele com cremes emolientes.
- É também aconselhado limpar a pele mais em profundidade, utilizando esfoliantes e máscaras purificantes!
- Se tiver acne, opte por utilizar esponjas ou escovas faciais e produtos com ingredientes purificantes como o óleo de melaleuca e ácido salicílico.
- Se tiver sensibilidade, vermelhidão e até rosácea, deve optar por produtos com ingredientes hidratantes e calmantes como aveia ou aloé vera.
Outros cuidados
A origem da acne é derivada a vários fatores, sendo o stress e uma alimentação inadequada outras possíveis causas envolvidas tanto na maior produção de sebo quanto na inflamação associada à acne.
Por isso, ajude a sua pele com uma alimentação saudável! Com verduras, frutas e fontes de proteína e com baixo índice glicêmico, evitando açúcares refinados e excesso de hidratos de carbono. Adote também um estilo de vida saudável, com caminhadas de 30 min ou até a prática de exercício regular e durma bem.
Se pretender uma análise de pele profissional, comente este artigo, e teremos muito gosto em fazê-la para si!