Hoje, A Minha Maria, vem em vosso socorro (como já é habitual!) e vem dar-nos umas dicas sobre como organizar a despensa corretamente para ganhar tempo e evitar o stress. Venham daí!
“Este mês abordamos na nossa rúbrica um tema complexo que a maior parte das vezes torna-se uma barreira intransponível.
Para a maioria de nós, a despensa é provavelmente o local da casa que por norma está mais desorganizado, tendo em conta a dificuldade da implementação de uma metodologia certa de arrumação.
No entanto, com disciplina, poderá não ser assim tão complicado conseguir organizar tudo e ter os produtos que necessitamos sempre visíveis.
Nesta rúbrica deixamos algumas dicas simples de organização da despensa que consideramos serem bastante úteis para vos ajudar.
A organização da despensa – 4 dicas funcionais e práticas
A organização é tudo numa casa, e ter uma despensa organizada é meio caminho andado para não estragar comida, mas também para ter muito mais prazer em cozinhar. Escolhemos 4 dicas práticas que consideramos essenciais e farão toda a diferença no vosso dia a dia.
1 – Tirar tudo e limpar
O primeiro passo a dar passa essencialmente por retirar todos os produtos para fora da despensa e limpar as embalagens e a despensa devidamente.
Tendo em conta a situação instalada no mundo com a pandemia da Covid 19, deixamos um conselho de como limpar adequadamente.
LIXIVIA E ÁGUA
A Direção-Geral da Saúde recomenda uma solução diluída de lixívia (1 medida de lixívia em 49 medidas de água) para desinfetar.
- Use luvas e nunca misture com outras substâncias, sobretudo amoníaco.
- Não guarde a solução por mais do que um dia (degrada alguns recipientes de plástico).
- Antes de aplicar, limpe a superfície das prateleiras da despensa com água e detergente.
- Seque a superfície, aplique esta solução e aguarde, no mínimo, 10 minutos antes de enxaguar e deixar secar ao ar, assegurando que ventila bem o espaço.
- Esta solução pode corroer o metal com o tempo.
- Não tenha receio de utilizar o detergente para a louça, uma vez que o mesmo também é uma excelente alternativa, porque desengordura e desinfeta ao mesmo tempo.
Agora sim, vai poder começar a organizar o espaço.
2 – Sempre que possível use recipientes transparentes
É uma forma simples de organizar massas, feijão seco e as bolachas ou mesmo as ervas aromáticas que tenha em grande quantidade. Passe por colocar tudo separado em recipientes de vidro, que é o ideal.
Deste modo, além de facilitar a identificação do produto, evita pacotes abertos que comprometem a qualidade dos alimentos – e o uso de vidro é muito mais ecológico, principalmente se conseguir fazer algumas compras destes produtos a granel.
3 – Organize os alimentos por data
Esta é daquelas dicas que tem como principal intuito evitar que os produtos com uma validade maior não sejam consumidos em primeiro lugar.
Imagine que hoje vai ao supermercado e compra várias latas de atum que coloca na despensa. Contudo, nos últimos meses tem encontrado várias promoções e tem trazido mais latas de atum. Se colocar as que tenham uma validade maior por baixo das que têm uma validade mais curta, garante que vai consumir primeiro aquelas cujo prazo de validade é mais próximo. Esta dica é válida para todos os produtos não perecíveis.
Comece então, por ver o que possa estar mais próximo do fim da validade, ou se existem produtos que estavam mais escondidos e que nem se lembrava que existiam.
4 – Aproveite bem o espaço
Pois bem, por último, mas não menos importante, uma das melhores formas de organização da nossa despensa passa efetivamente por aproveitar todos os cantinhos existentes.
Por exemplo, algo que muitas pessoas fazem de forma a ganhar espaço, é colocar 2 pregos na parede da despensa e pendurar a tábua de engomar e o ferro, garantindo que não ocupam espaço desnecessário no chão.
Outra alternativa passa por instalar na despensa algumas caixas e arrumações individuais que ajudam, não só na organização, como também na visibilidade de todos os produtos que têm em casa (evitando assim que faça compras em duplicado e que estrague comida por ter mais alimentos em casa do que aqueles que consegue consumir).
Esperamos que estas 4 dicas sejam úteis para manter a vossa despensa e a cozinha mais organizada.
Até breve!
A Minha Maria
Quer conhecer mais dicas d’A Minha Maria?
E conheça aqui a história da Sandra, uma pessoal incrível!
Texto: A Minha Maria
Edição: mum’s needs