Estarmos fechados em casa, não é razão para deixarmos de celebrar momentos importantes da nossa vida, especialmente se esses momentos forem o aniversário dos nossos filhos.
Nós, na Pastel de Nata, temos uma paixão especial por festas em casa.
São mais pequenas, aconchegantes, intimistas, e não é por serem em casa que deixam de ser belas ou requintadas. O segredo está no carinho que lhe dedicamos e para isso nada melhor do que deixar que as crianças façam parte do planeamento da mesma.
Pode parecer um pesadelo, mas calma, nós explicamos tudo.

TEMA
Festa que é festa tem de ter um tema. Esta será a nossa base de trabalho para tudo o resto.
Quando se trata de aniversários de crianças pequenas, as nossas sugestões são que se opte por uma história que leiam muito à criança; um peluche ou brinquedo que a criança tenha de eleição; a própria personalidade da criança que se assemelhe, por exemplo, a uma personagem de animação; ou simplesmente uma ou duas cores da sua preferência.
No caso dos mais crescidinhos, eles próprios já podem sugerir o tema que querem da festa. O ideal é pedir que a criança escolha dois ou três temas da sua preferência (super-heróis, personagens ou desenhos animados, hobbys, etc) e depois optar por um deles.

2. CONCEITO E LOCAL
Definido o tema, resta saber se vão querer que seja uma festa do estilo “all-day long” ou apenas almoço/jantar ou lanche.
Podem optar por fazer a “tradicional” mesa do bolo (e quem diz mesa diz aparador, cómoda ou bancada… estamos em casa, vale tudo, desde que fique bonito e vá de encontro ao que escolheram); ou podem escolher montar uma mesa mais decorada para o almoço ou jantar.
Se o espaço disponível para a decoração da sua festa for pequeno, não se preocupe, pois com uma pequena mesa, uns balões e meia dúzia de pormenores conseguem fazer jus a qualquer tema.

3. DECORAÇÃO
Na Pastel de Nata, acreditamos que todas as pessoas têm um lado criativo.
Alguns de vocês podem estar a ler isto e a achar que estamos redondamente enganadas, que a arte é coisa que, de todo, vos assiste… Pois bem, nesse caso, meus amigos, fiquem a saber que as redes sociais estão do vosso lado e que o pinterest, o facebook e o instagram são ótimas ferramentas para tirar ideias (já agora espreitem aqui ou aqui alguns dos nossos trabalhos e despertem essa veia artística!)

Com o tema escolhido, a primeira coisa a definir na decoração são as cores.
Optem por cores o mais neutras possíveis para louças e toalhas, por exemplo, porque depois são os pormenores e a própria comida que dão primor à festa.
Vão ao fundo dos armários, das gavetas; vão àquela arrecadação que já não pegam há anos e de certeza que vão encontrar elementos fantásticos que, com uma fitinha ou um outro pormenor se vai enquadrar na perfeição na decoração da vossa festa. Às vezes saímos de casa para comprar algo que podemos reaproveitar e redecorar com o que já temos.
Tornem os brinquedos dos miúdos úteis. Para além de os entreter (e de andarem no meio do chão a torturarem-nos os pés…), os brinquedos dos miúdos também são excelentes elementos decorativos para as festas.

Deixem a criança participar ativamente na decoração.
Desenhos ou um cenário para a decoração da parede por trás da mesa de bolo, bandeirolas, são opções de decoração que as crianças conseguem facilmente fazer e que os fará sentir os verdadeiros reis e rainhas da festa.
E claro, têm sempre kits de festa que podem adquirir online, lembrem-se é de o fazer com alguma antecedência para que recebam tudo a tempo da festinha.
Na Pastel de Nata criamos kits 100% personalizados. Diga-nos o tema que nós tratamos do resto!
E porque não umas fotografias? Podem usar fotografias divertidas da criança ou fotografias do primeiro ano de vida e também dará uma ótima decoração de parede.

4. O DELICIOSO MENU
Independentemente de decidir por uma festa almoço/jantar ou uma festa de lanche, o menu deverá ser sempre algo simples, com pratos que consigam preparar na véspera para que o dia não fique sobrecarregado.
Depois há sempre que pensar nos convidados que teremos, mais adultos ou mais crianças. E atenção às quantidades. Lembrem-se que, de modo geral, os pequenitos andam sempre mais entretidos com a brincadeira, pelo que a comida acaba por ficar esquecida.
Gelatinas, salame de chocolate, patés, sandes… deixe a criança fazer parte deste momento. Cozinhe com eles, deixe-os meter as mãos na massa, peça-lhes ideias. Eles são ótimos ajudantes na cozinha e a seguir as nossas indicações. Tarefas como esmigalhar bolacha, juntar ingredientes para um bolo tornam-se num momento memorável e eles sentem que também estão a contribuir para a própria festa.

5. BOLO
Bolos caseiros são de todo a preferência da Pastel de Nata.
E não, não somos pasteleiras de categoria… mas quem não se atreve a fazer um belo bolo de chocolate ou um bolinho de iogurte. Adicionando um recheio e cobertura igualmente simples e alguns pormenores, terá um bolo digno de uma festa de aniversário.
E para os mais pequenos porque não montar um bolo de frutas? Delicioso e com a dose de açúcar ideal para os aniversariantes de palmo e meio.

6. REGISTOS
E quem nunca, no meio do turbilhão da festa, se esqueceu de tirar fotos do dia, levante a mão!
Registem sempre o máximo que conseguirem! Mais tarde é giro vermos os miúdos a relembrarem as suas festinhas.
Além disso, as fotografias são sempre uma boa alternativa de lembranças para os convidados, para mais tarde recordarem aquele dia tão bonito. A nossa dica, é que com um pedaço de cartão elaborem uma moldura.
Mais uma vez, não precisam de ser grandes artistas, deixem isso para os mais novos… disponham-lhes a moldura de cartão e vários materiais e deixem-nos dar asas à imaginação. Eles são super criativos e, mais uma vez, vão-se sentir parte do processo. São memórias que nunca vão esquecer.

7. LEMBRANÇAS
Outro tópico que a Pastel de Nata gosta de abordar são as lembranças para os convidados.
Algo que pode ser tão simples como uma fotografia, numa moldura feita em casa de acordo com o tema, umas bolachinhas caseiras feitas pela criança, ou um mealheiro feito de latas vazias que tínhamos guardadas naquele tal armário.
Hoje em dia já se encontram ideias fantásticas na internet em alternativa aos tradicionais saquinhos de doces.
É claro que não são obrigatórias, mas quem não gosta de oferecer/receber um miminho personalizado da festa de alguém que nos é querido?

Seja em tempo de quarentena, ou simplesmente por opção, as festas em casa vieram para ficar, e hoje em dia conseguimos que seja tão mágica e bonita como o momento assim o exige.
Tentámos aqui reunir algumas dicas para todos os gostos e para todos os bolsos.
Lembrem-se, no caso de festas para os mais pequenos, de os deixar fazer parte do processo. Pode parecer difícil, mas no fim vão ver que, corra mal ou bem, vai ser bastante divertido, e eles vão ADORAR.
De resto, no que pudermos ajudar, estaremos sempre disponíveis!
Tânia e Inês

Texto e fotos: Pastel de Nata
Edição: mum’s needs