As (des)informações não páram! Há tanto para conhecer e descobrir!
Hoje a Rosa do No Colinho do bebé vem falar-nos de Babywearing. Conhecem? Praticam?
Eu confesso que já tinha visto na rua, achava “piada” mas estava longe de conhecer as suas vantagens para o bebé e para quem o carrega! Venham conhecer!
Antes de nascer um bebé os papás começam a ver o melhor para ele e para a dinâmica famíliar, certo? Começam também a surgir muitas dúvidas e ansiedades, e é nesta fase que surge a palavra Babywearing.
Ou porque alguém muito próximo praticou com o seu bebé e partilhou a experiência, ou porque nos grupos de mamãs alguém recomendou ou então quando o bebé nasce o pediatra aconselha.
Mas, o que é Babywearing?
Sabia que o Babywearing pode facilitar e auxiliar a vossa família?
Quer saber como?
De uma forma muito geral e abrangente, o Babywearing possibilita levar o nosso bebé junto a nós desde o seu nascimento, fazendo com que ele se adapte gradualmente ao ambiente fora da barriga.
São tantas as vantagens de carregar os nossos bebés que hoje vou apenas referir algumas.
- O contato físico permanente faz com que a criança se sinta segura, protegida, cuidada e amada, favorecendo a confiança em ela mesma e aumentando a sua auto-estima.
- O fato de o bebé participar, no colo do cuidador, da vida diária deles, proporciona os estímulos necessários que a criança precisa. Assim vê, cheira, ouve e participa do mundo desde o nível de visão da mãe, e não deitado num carrinho ou num berço.
- O bebé carregado participa de perto da conversa da mãe/ cuidador com outras pessoas, vê ao mesmo nível que a mãe e sente os interesses dela enquanto está em contato com o calor da sua pele, o batimento do seu coração e o seu movimento.
- E por último, se acontecer um excesso de estímulos, o colo conta como refúgio para se acalmar ou descansar e dormir sempre que quiser, o que proporciona, de novo, a segurança que precisa. Só vantagens de ter o nosso bebé bem junto a nós!
Mas agora, como começamos? Que porta bebés existem? Qual o melhor para mim?
Na minha perspetiva, enquanto consultora certificada, recomendo sempre que não comprem sem experimentar e tirar todas as dúvidas. Um workshop ou uma consulta fará toda a diferença, acreditem
Bons Colinhos!
Texto No Colinho do Bebé. Edição mum’s needs.
Quer conhecer a história da Rosa? Venha daí!