Todas nós vamos de maneira mais ou menos regular à esteticista.
Quer seja para a depilação, para a manicure ou pedicure. E, por vezes, desvalorizamos o serviço prestado por estas profissionais.
Hoje a Alcina Salgado vem falar-nos dos cuidados que devemos ter quando escolhemos uma esteticista para fazer os nossos tratamentos de beleza.
“Olá 

Sou esteticista/cosmetologista portadora da carteira profissional desde 2011.
Hoje venho falar-vos de uma questão que tem sido muito frequente no meu espaço e vou alertar-vos enquanto profissional.
Hoje venho falar-vos de uma questão que tem sido muito frequente no meu espaço e vou alertar-vos enquanto profissional.
Enquanto esteticista uma das missões da minha profissão é preservar a saúde da cliente acima de qualquer coisa e promover a saúde, o bem-estar físico e emocional.
Já há algum tempo que me aparecem pessoas com fungos e/ou micoses nas unhas das mãos e pés com gel e verniz gel aplicado por cima.
Qualquer profissional certificado sabe que esse procedimento está erradíssimo e extremamente contra-indicado.

Após informar o cliente da situação e de negar aplicar novo verniz sobre a unha doente, ouço comentários como: “Se você não faz eu vou a outro lado e fazem” “Você está rica? Já não precisa de ganhar dinheiro?”
Não é uma posição que me deixe de todo confortável, pelo que justifico a minha decisão e explico que como profissional preservo a minha saúde e a dos meus clientes acima de tudo.
Para além de não aplicar o verniz ou gel na unha doente (o que impede que a unha se cure), o uso dos meus produtos posteriormente poderia contaminar unhas até então saudáveis. Muitas clientes compreendem, outras têm como preocupação máxima a estética e a beleza, desvalorizando a sua saúde. Quando a cliente aceita a o meu argumento, e confia em mim, eu atendo e aconselho da melhor maneira.
O que muitas pessoa teimam em não perceber é que é uma questão de saúde pública.
Qual seria a vossa reação se as vossas unhas fossem contaminadas na esteticista? Perderiam toda a confiança no seu trabalho, imagino!
Todas valorizamos a nossa beleza, e gostamos de nos sentir bonitas mas por vezes uma pausa curta na manicure pode fazer toda a diferença no futuro das nossas unhas.
Tratamento
O facto de terem uma infeção numa ou outra unha não é, no entanto, impeditivo de terem umas mãos bonitas!
Sempre que quiserem fazer devem trazer os vossos próprios vernizes (verniz normal) embora antes de qualquer procedimento se deva tratar e eliminar o problema, e aconselho visitarem o vosso médico de família.
Verifiquem sempre se a vossa esteticista esteriliza o material, usa material descartável e de proteção. Se assim for, dificilmente haverá lugar para contaminação entre clientes.

Verifiquem sempre se a vossa esteticista esteriliza o material, usa material descartável e de proteção. Se assim for, dificilmente haverá lugar para contaminação entre clientes.
Escolham uma pessoa certificada e acima de tudo que respeite a própria profissão que, infelizmente, está tão banalizada e preenchida por algumas pessoas sem formação, educação, respeito e ética.
Obrigada

Quer conhecer a história de coragem da Alcina? Venha daí!