Hoje a Marta Costa, fala-nos da importância de uma alimentação adequada e um estilo de vida saudável, combinado com a suplementação diária de um multivitamínico.
Venham daí conhecer as vitaminas, minerais e ácidos gordos essenciais para a nossa saúde e bem-estar.
A sua alimentação fornece-lhe todas as vitaminas e minerais que o seu corpo necessita?
O que é o sistema imunitário
As vitaminas e minerais tem um papel vital em todas as nossas células, tecidos e sistemas e sabemos que um estilo de vida e uma alimentação saudável contribui para o bom funcionamento do organismo.
Apesar de o nosso corpo não produzir naturalmente vitaminas e minerais, este necessita delas para funcionar adequadamente.

O guia das Vitaminas
Vitamina A
Necessitamos de Vitamina A para uma pele, visão, sistema imunitário e crescimento saudáveis. O nosso corpo converte betacarotenos, o pigmento vermelho-laranja encontrado nos vegetais e frutas, na quantidade de Vitamina A que necessitamos.
Coma: Vegetais verdes, cenouras, alperces, laticíneos, ovos e peixe.
Vitamina B
Existem oito tipos conhecidos de Vitamina B, que funcionam em sinergia para lhe proporcionar um metabolismo saudável, uma função neuromuscular e divisão celular corretas. A Vitamina B é especialmente sensível ao processamento, razão pela qual as pessoas que ingerem muitos alimentos processados costumam apresentar ligeiros défices desta vitamina.
Coma: Fruta e vegetais crus, frutos secos, produtos integrais (como arroz ou pasta integral), ovos, carne e peixe.

Vitamina C
A maioria das pessoas conhece a Vitamina C. Este potente antioxidante tem um papel essencial na criação do colagénio no tecido conjuntivo, razão pela qual é imperativa para a saúde da pele, dentes, ossos e vasos sanguíneos. Também ajuda o corpo a extrair ferro dos alimentos.
Coma: Fruta, frutos vermelhos, rebentos e leguminosas.
Vitamina D
A fonte mais importante de Vitamina D é a luz do sol, e diz-se que uma caminhada de 30 minutos durante o dia é tão benéfica como beber 10 copos de leite! Necessitamos de Vitamina D para absorver o cálcio e para o bom funcionamento do sistema imunitário, bem como a função muscular normal. A falta de Vitamina D pode causar doenças ósseas, pelo que é essencial que obtenha uma quantidade adequada.
Coma: Peixe gordo e gema de ovo.

Vitamina E
A Vitamina E é um antioxidante que protege as células do corpo dos radicais livres, que danificam as células saudáveis. Funciona em sinergia com a Vitamina C.
Coma: Frutos secos, feijões, ovos, vegetais verdes e cereais.
Vitamina K
A Vitamina K ajuda à coagulação do sangue, bem como à reconstituição e reparação óssea. As bactérias intestinais produzem naturalmente Vitamina K, mas também deve obtê-la pela sua alimentação.
Coma: Vegetais verdes (brócolos, espinafres e couves de bruxelas)

O guia dos Minerais
Cálcio
O cálcio é essencial para ossos, dentes e tecidos saudáveis. Regula a função neuromuscular e é essencial para a coagulação sanguínea. NOTA: para a absorção do Cálcio precisamos de Vitamina D!
Coma: Vegetais verdes, amêndoas, feijões, fruta e laticíneos.
Magnésio
O Magnésio está presente em mais de 300 reações metabólicas essenciais no nosso corpo, incluindo toda a produção, função cardíaca normal e contração muscular. É comum que algumas pessoas tenham défice deste mineral, pois não têm magnésio suficiente na sua alimentação.
Coma: Vegetais verdes, frutos secos (caju e amêndoas), sementes e cereais integrais.

Selénio
O Selénio ajuda a criar enzimas antioxidantes que previnem os efeitos prejudiciais dos radicais livres. O défice de selénio pode causar um sistema imunitário fraco ou problemas na função cardíaca.
Coma: Cereais, frutos secos, cogumelos e peixe.
Zinco
Um sistema imunitário saudável necessita de Zinco para funcionar corretamente. O Zinco ajuda o corpo a curar feridas, a decompor os hidratos de carbono, fortalecer a pele e contribui para a saúde da visão, olfato e paladar.
Coma: Sementes (sésamo, girassol e abóbora), frutos secos, carne, lentilhas e cogumelos.

Iodo
O Iodo é um componente essencial das hormonas da tiróide, que regula o metabolismo, crescimento, desenvolvimento e função reprodutiva. Um défice de iodo pode conduzir a problemas mentais.
Coma: Sal, algas, marisco, feijões, batatas, lacticínios e ovos.
Cobre
O Cobre é necessário para a saúde do sistema nervoso central, produção de energia e melanina. Também é necessário para a formação de colagénio e elastina na pele e para a saúde dos tecidos conjuntivos do coração, sangue e ossos.
Coma: Feijões, frutos secos, sementes, cereais e cogumelos.
Ferro
O Ferro é necessário para os glóbulos vermelhos, para desintoxicar e transportar o oxigénio pelo nosso corpo. O défice de ferro causa anemia.
Coma: Lentilhas, feijões, morangos e carne vermelha.

E os ácidos gordos…
Ómega 3
Tal como acontece com as vitaminas, o organismo não consegue produzir Ómega 3, por isso necessitamos de obter este ácido gordo através da alimentação ou através de suplementos alimentares. O Ómega 3 reduz as inflamações, o que pode ajudar a diminuir o risco de doenças cardíacas, cancro e artrite. Também ajuda à correta função do cérebro e visão.
Coma: Peixe gordo (carapau, truta e salmão), sementes de linhaça, nozes, suplementos de Ómega 3.

Estilo de vida
Solução?

- O suplemento de ómega 3 provém de peixe selvagem pequeno, naturalmente rico em ácidos gordos EPA e DHA, que tem como função a manutenção do normal funcionamento do coração, visão e cérebro.
- O suplemento de astaxantina (antioxidante) neutraliza os radicais livres, anulando a sua influência negativa nas células, promovendo a sua saúde e longevidade.
- O multivitamínico, com 12 vitaminas e 10 minerais, vai colmatar as lacunas vitamínicas diárias até 100% da dose recomendada.

