Depois de 7 anos a viver em Lisboa é normal desenvolver um carinho muito grande pela margem sul, nomeadamente pela Costa da Caparica.
No verão, todos os caminhos da capital vão dar a estas fantásticas praias. Afinal são apenas 20km de distância que se fazem num instante (se não apanhar horas de ponta).
Praias
Quando chegar a esta cidade, vá até ao Bairro dos Pescadores, mais precisamente no fim da Rua do Parque de Campismo da Almada, para descobrir as magnificas praias que se estendem por cerca de 15km de costa.
No final desta rua encontrará a Nova Praia.
Poderá ver do seu lado esquerdo uma pequena linha férrea, que trabalha de Junho a Setembro, disponibilizando aos veraneantes um pequeno comboio que percorre as praias até à Praia da Fonte da Telha, num percurso total de 9km.
Sobejamente conhecida pelas suas praias, esta cidade tem ainda um tesouro natural que fascina qualquer um: a Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica.
Para descobrir esta beleza natural, aconselho a fazer uma caminhada por um percurso circular de 15km. Se não quiser, poderá fazer apenas parte deste percurso, com cerca de 5km. Em ambos os casos comece pela Fonte da Telha.
Para o percurso mais longo siga para norte, pelas praias, indo pelo caminho da floresta. Assim que chegar ao caminho que liga à Fonte da Telha, terá possibilidade de terminar o percurso indo até à aldeia, ou então, de continuar sempre em frente pelo meio da floresta até à Praia da Adiça.
O trajeto que acompanha as praias permitir-lhe-á admirar as bonitas falésias, enquanto que o que vai pelo meio da floresta dá-lhe acesso a fantásticos miradouros sobre a região.
Museu do Surf
Como é do conhecimento geral, o forte das destas praias são os desportos aquáticos, nomeadamente surf, bodyboard e SUP. Por esse motivo, aproveite e conheça um pouco da história e visite o Museu do Surf.
Neste espaço encontrará imagens que datam de 1927, das primeiras da Europa, captadas em Leça da Palmeira, mas também uma vasta coleção de pranchas de Surf que mostram a evolução destas ao longo dos anos.
O Museu do Surf fica no piso superior duma loja de Surf e é gratuito.
Convento dos Capuchos
Outro local a visitar é o Convento dos Capuchos.
As linhas elegantes do Convento dos Capuchos estabelecem o ponto de equilíbrio com a magnífica vista alcançada a partir do seu miradouro.
Com uma localização privilegiada sobre o Atlântico, a partir do Convento dos Capuchos é possível contemplar Lisboa, a Serra de Sintra, a baía de Cascais, o Bugio, a Torre de S. Julião, até à Serra da Arrábida e ao Cabo Espichel.
A simplicidade do edifício refletem os princípios dos frades franciscanos, para quem este local de culto foi construído no século XVI. Todo o ambiente envolvente, com vista sobre o mar e rodeado de agradáveis jardins.
Afastado do bulício dos grandes centros, mas a poucos minutos de Lisboa, faz do Convento dos Capuchos um local de visita obrigatória para os amantes do património e da natureza.
Gastronomia
A nível gastronómico, as ofertas são muitas, desde os bares e restaurantes à beira mar, até aos mais recuados, pode ter a certeza que aqui vai comer bem, principalmente se for amante de peixe fresco.
Se for benfiquista (ou não 🙂 ), coma no Barbas, mesmo em frente à praia, onde pode encontrar pratos típicos da região.
Se típico não é para si, vá ao Sentido do Mar na praia do Norte.
Na Fonte da Telha também tem ótimas opções para comer, com esplanadas interessantes que lhe permitem comer e apreciar o Atlântico, o Kailua é o meu favorito.
Se não fizer questão de comer à beira mar, sempre pode petiscar na Petisqueira Nana na Charneca da Caparica. Para mim é um dos melhores sítios para comer na zona. Tem todo o tipo de petiscos, sempre bem servidos. O único problema são as filas de espera (tem que ir cedo, está aberto das 17h às 24h).
Vá conhecer as praias da Costa da Caparica, aproveite e dê também um saltinho a Almada ao Cristo Rei, ou então até Lisboa que é logo ali ao lado.
Divirta-se…
Texto escrito por Catarina Ferreira, petiscadora amadora do nosso Portugal 🙂
