Muitos somos quem já ouviu falar desta metodologia, da sua ligação com a natureza, mas não saiba bem “o que é isto de Montessori afinal?”. Hoje a Cláudia, bióloga marinha e fundadora da Flying Teapot vem dar-nos dicas para fazer com que os vossos filhos se divirtam com os brinquedos lá de casa novamente.
Escrevo este artigo em especial para aqueles pais que já não sabem o que fazer para que os filhos brinquem com os seus brinquedos.
Para aqueles que tentam escapar à magia dos ecrãs e respetivos dispositivos e aqueles que já viram umas estantes cheias de atividades bonitas na internet mas que ainda não sabem muito bem o que é isso de “Montessori”.
Assim, tenho que começar por alertar que Montessori é um método de ensino muito específico, vasto e que vai muito além de meras atividades organizadas em estantes.
Muito mais do que isso, Montessori é uma filosofia de vida, com um olhar muito mais profundo, científico e respeitoso pela criança do que estamos habitualmente acostumados.
Para aprofundar, sugiro a leitura dos livros de Maria Montessori, em especial “A Mente Absorvente” e “A Criança”.
Devo alertar também que a escolha das atividades, brinquedos, materiais e a organização dos mesmos numa estante que funcione deve ter sempre em atenção a idade da criança, os interesses da criança e algum conhecimento acerca das etapas de desenvolvimento em que essa mesma criança se encontra.
Mas para quem ainda não teve oportunidade de fazer tais pesquisas e quer soluções rápidas para poder testar vou deixar aqui algumas dicas.
Antes de começar a organizar os materiais todos para trabalhar um tema, é necessário escolher o tema. De que forma podemos fazer essa escolha? Podemos escolher um tema que seja um dos interesses mais preponderantes da criança ou um tema em torno da estação do ano em que nos encontramos.
Neste Inverno trabalhámos o tema Inverno começando por explorar os animais e biomas existentes em torno do Círculo Polar Ártico e terminámos com os animais da Antártida.
Pelo meio, trabalhámos também temas como neve e flocos de neve, bonecos de neve e usámos e abusámos dos tons de azul e branco nas nossas estantes. O reforço visual é uma ferramenta fantástica de aprendizagem e dispensa diálogo, a aprendizagem dá-se de forma natural através dos materiais em si.
Melhor do que conversa, nada como deixar algumas imagens das nossas estantes e deixar que vos inspirem a criar as vossas unidades temáticas.
Começando pela vista geral da nossa estante de inverno:

Abordámos alguns temas através de livros sobre o Lobo, Mamíferos Marinhos e Urso Polar, todos com ilustrações realistas ou imagens reais.

Usámos as cartas da Bioviva com imagens de animais do frio que podem ser encontradas na loja Flying Teapot. Usámos e abusámos das figuras de animais, também encontradas na Flying Teapot.

A Tundra e os respetivos animais, em contraste com os animais que encontramos no Oceano Ártico (em baixo).

- O nosso Lobo, um livro sobre o Inverno, as cartas com os animais do frio e uma árvore de madeira, para enfeitar com elásticos de cabelo em tons de azul. Esta árvore foi comprada na altura do Natal, mas foi reutilizada para representar o Inverno e será novamente utilizada para outras estações do ano.
Esta atividade trabalha a motricidade fina, concentração e criatividade dos mais pequenos e pode ser feita com pequenos a partir dos 18 meses. O pequeno cá de casa tem 4 anos e gostou igualmente!
Boneco de neve para enfeitar com botões, pedrinhas coloridas e molas com bonecos de neve para colocar no cestinho, continuando a trabalhar a motricidade fina, criatividade e concentração.

Noção de quantidade, com contadores que encontramos na Flying Teapot e cartas numeradas e com a quantidade respetiva representada, Montessori friendly.

Enfeitar uma pinha com pompons e retirar os pompons com a pinça, mais uma vez trabalhando a motricidade fina e a concentração.

Separar flocos de neve de acordo com a cor e tamanho é um excelente trabalho de triagem!

E para terminar, livros temáticos, animais correspondentes e jogo com ilustrações dos mesmos.

Em caso de dúvidas em relação ao tema, organização de estantes nas vossas casas ou de outro assunto de inspiração Montessori, não hesitem em contactar e visitar a loja online, para brinquedos e materiais educativos de inspiração Montessori que vão, não só fazer as delícias dos miúdos, mas alegrar também os graúdos!
Texto e fotos: Flying Teapot
Edição: mum’s needs
1 comentário