As máscaras de proteção nunca foram tão importantes (ou faladas) como agora. Isso ocorre porque o surto de Covid-19 levou a que mais e mais pessoas desejarem, obviamente, estar seguras.
A nova orientação para usar uma “máscara básica de tecido” não médica é voluntária. Mas isso representa uma mudança para o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), que anteriormente afirmou que pessoas saudáveis que não cuidam de alguém doente não precisam de usar máscaras para se protegerem do novo coronavírus. A Organização Mundial da Saúde ainda diz que a maioria das pessoas saudáveis não precisa de máscaras.
O anúncio surge depois de um número crescente de especialistas em saúde do mundo inteiro ter começado a sugerir que todos nós devemos usar máscaras. De fato, alguns países já aconselharam todos os residentes a usar coberturas faciais quando em público.
No entanto, como todos sabemos, o COVID-19 está a causar uma escassez de máscaras faciais N95 (respirador de partículas) para os profissionais de saúde, que são quem realmente precisam delas.
A maioria parte de nós não deve usar máscaras médicas – cirúrgicas ou N95 – pois estas devem ser reservadas aos profissionais de saúde.
Que proteção podem as máscaras fornecer?
No caso do COVID-19, fazer com que todos usem máscaras – como recomenda a nova orientação do CDC – pode reduzir a propagação do vírus por pessoas infectadas, mas que não apresentam sintomas. Isso ocorre porque um número significativo das pessoas com o COVID-19 não apresentam sintomas. Mas eles ainda podem ser contagiosos.
Quem deve usar uma máscara médica?
- Primeiro, se você não é um profissional de saúde, não compre uma máscara facial N95. Porquê? Embora todos nós mereçamos proteção, os trabalhadores da linha de frente precisam disso mais no momento. Os profissionais de saúde devem usar máscaras para se protegerem ao cuidar de pacientes com suspeita de COVID-19, de acordo com o CDC.
- Pessoas com sintomas que podem sinalizar o COVID-19 – como febre, tosse e falta de ar – também devem usar uma máscara quando estão perto de outras pessoas, para limitar a propagação da infecção, diz o CDC.
- Se você está cuidando de alguém que pode ter o COVID-19, também deve usar uma máscara, de acordo com o CDC e a Organização Mundial de saúde (OMS). O motivo: até agora, acredita-se que o novo coronavírus se espalhe principalmente entre pessoas que têm contato próximo – ou seja, a menos de 2 metros – entre si. É assim que as gotas de fluido corporal que podem conter vírus infeccioso são capazes de viajar através da tosse ou espirro, diz o CDC. Mas, em alguns casos, especialmente durante certos procedimentos hospitalares, o vírus pode flutuar em partículas menores no ar, um processo conhecido como transmissão de aerossóis.
Para o resto de nós, máscaras médicas não são necessárias, reitera o CDC na nova orientação.
O suprimento de máscaras cirúrgicas e N95, que devem ser usados por profissionais de saúde para um paciente e depois descartadas, continua a ser severamente sobrecarregado. De fato, os stocks são tão baixos que o CDC emitiu orientações para prolongar a vida útil dos equipamentos de proteção, como o uso de uma máscara para cuidar de vários pacientes.
Embora as evidências de que máscaras usadas fora da área da saúde previnam a disseminação de infecções respiratórias ainda sejam escassas, as pessoas com maior risco para a doença podem querer usar uma máscara cirúrgica em áreas de alto risco, onde há multidões de pessoas potencialmente infectadas.
Também pode ser racional recomendar que qualquer pessoa em quarentena que precise sair de casa use uma máscara “para evitar uma possível transmissão assintomática ou pré-sintomática”.
Então o que é que nós podemos fazer?
O uso de máscaras deve ser um acréscimo a todas as outras medidas atualmente recomendadas para a prevenção do COVID-19, incluindo distanciamento social, e as pessoas que usam uma cobertura de rosto não devem ser levadas a uma falsa sensação de segurança e devem acompanhar a lavagem das mãos diligentemente, evitar tocar o rosto e ficar a pelo menos 2 metros daqueles com quem não convive.
Especialistas em saúde pública também enfatizaram que o benefício potencial de usar uma cobertura de rosto não é se proteger, mas proteger outras pessoas ao seu redor, caso você esteja infectado, mas ainda não o saiba.
E as máscaras caseiras?
Algumas organizações de saúde recomendaram que máscaras simples poderiam ser feitas em casa ou compradas on-line. Estes produtos reutilizáveis e laváveis são construídos a partir de materiais como pedaços de tecido e não sobrecarregam ainda mais o fornecimento de máscaras médicas.
Enquanto alguns especialistas dizem que usar uma máscara caseira ou adquirida pode ajudá-lo a lembrar-se de não tocar o rosto, outros observam que estas podem ser desconfortáveis, levando os utilizadores a ajustá-las com frequência. Isso vai contra o propósito.
Relembro de que, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), as máscaras caseiras são consideradas um último recurso. Como sempre, a primeira linha de defesa é o distanciamento social, ficando em casa para achatar a curva.
O que você deve usar para fazer uma máscara
As máscaras caseiras surgem, nesta fase, como uma possibilidade para impedir a propagação mais generalizada da pandemia.
Para criar uma máscara em casa que filtre adequadamente, você precisa se certificar de duas coisas principais:
- primeiro, que a máscara forneça uma cobertura completa do nariz à boca e,
- em segundo lugar, use um material apropriado.
Entre os tecidos mais indicados, recomenda-se o Tecido Não Tecido (conhecido por TNT) ou mesmo tecido 100% de algodão usado frequentemente em roupas infantis, camisas e até mesmo em tecidos de cortinado.
O que precisa para fazer uma máscara facial
Para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações:
- É preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face.
- A máscara deve ser individual (não ser partilhada com ninguém)
- Cobrir totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.
- Serem trocadas sempre que molhadas, e higienizadas corretamente depois de cada uso.
- Também é importante ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca.
O principal objetivo é que essa máscara facial feita em casa seja reutilizável. Para isso, há pontos a ter em conta:
Lave as mãos antes e depois de tirar a máscara. Isso ajudará a conter a propagação do vírus.
Faça várias máscaras e use-as em rotação.
Se estiver a usar uma máscara de bolso, com filtro removivel, terá que esperar pelo menos três dias para reutilizar um filtro que foi retirado da máscara. O coronavírus pode permanecer numa superfície por até três dias; portanto, precisará de esperar, no mínimo, este periodo para garantir que seja seguro de usar e tocar novamente.
- Lave a máscara depois de cada uso, com detergente (lixivia e altas temperaturas podem ser também utilizadas, mas o detergente quebrará a barreira de gorduta do vírus, tornando-o ineficaz).
As melhores medidas para prevenção
Até que tenhamos mais clareza das autoridades de saúde sobre o uso de máscaras, todos devemos tomar as seguintes etapas para ajudar a impedir a propagação do coronavírus e outras infecções.
- Primeiro: distanciamento social. Fique em casa o máximo possível e, quando precisar sair, evite multidões e mantenha, pelo menos, 2 metros entre você e os outros.
- Lave as mãos com frequência, esfregando-as bem pelos 20 segundos recomendados.
- Use um desinfetante para as mãos quando não puder lavá-las – depois de tocar em corrimãos, maçanetas de porta, transportes públicos…
- Abster-se de tocar no seu rosto também é importante, porque é assim que o vírus é transferido das suas mãos para a sua boca ou nariz e entram no seu corpo.
- E, é claro, cubra qualquer tosse ou espirro com um lenço de papel e, se não puder, espirre ou tosse na dobra do cotovelo.
Se a costura não é o seu forte e procura máscaras personalizadas para si e para a sua família, visite a nossa loja em www.loja.mumsneeds.com e #compredasmums
Apoie o Empreendedorismo Materno.
Obrigada!
#vaitudoficarbem
#fiqueemcasa
Este é um artigo de opinião, sem base científica, baseado em artigos noticiosos.
A mum’s needs não tem qualquer responsabilidade nas consequências que advenham deste artigo.
Fontes:
https://www.rtp.pt/noticias/mundo/a-mascara-e-a-vida-o-exemplo-da-republica-checa_v1218225
https://www.consumerreports.org/coronavirus/do-you-need-a-mask-to-prevent-coronavirus/
https://www.greenmatters.com/p/how-to-make-your-own-mask
https://www.businessinsider.com/how-to-make-an-effective-face-mask-at-home-2020-3
https://www.delas.pt/como-fazer-uma-mascara-caseira-e-quais-os-tecidos-apropriados/atualidade/809252/
https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46645-mascaras-caseiras-podem-ajudar-na-prevencao-contra-o-coronavirus