Parentalidade sustentável – dicas para mamãs sustentáveis
Hoje a Mafalda, a Eco Mommy – As Dicas da Fafá, vem dar-nos umas dicas sobre como, na maternidade, podemos gradualmente ser mais amigas do ambiente.
Venham ver.
“Quando fui mãe, não pensei de forma consciente “vou ser uma mamã sustentável” – as coisas foram surgindo aos poucos. Até porque de há uns anos para cá que tenho vindo a orientar-me pelo que é mais “natural”.
Com um descendente, comecei a pensar mais no planeta que estaria a deixar-lhe e na forma como as nossas escolhas como pais têm um impacto tão directo na sua vida. E comecei paulatinamente a tomar escolhas mais “sustentáveis”, que tomaram um rumo próprio e levaram à criação deste projecto Eco Mommy – As Dicas da Fafá!
O principal conselho que vos deixo? Façam o que faz sentido para a vossa família, afinal de contas, as grandes diferenças estão nos pequenos gestos. E que gestos posso recomendar?
O primeiro, e que tem o maior impacto, é, sem dúvida, a utilização das fraldas reutilizáveis.
Cada bebé gera uma tonelada de lixo só em fraldas, fraldas estas que podem demorar 500 anos a decompor num aterro!
Criei um canal de YouTube precisamente para ajudar os pais a navegar este mundo – aqui encontram vídeos práticos e simples sobre como utilizar estas fraldas ecológicas, que nada têm a ver com as fraldas de antigamente.
No entanto, se isto não for opção para si, pode sempre começar por usar toalhitas reutilizáveis e, quem sabe, abrir assim o caminho para as fraldas?
2. Uma outra opção sustentável, que provavelmente até já seguem, é a amamentação.
Como, perguntam vocês? Pensem comigo…
- O leite materno está sempre à temperatura ideal, não é preciso gastar energia a aquecer.
- Não precisam de comprar biberões, muitos dos quais em plástico.
- Não precisam de esterilizar biberões, poupando assim um pouco mais na conta da energia.
- E, como há menos produtos a serem adquiridos, também há menos custos de transporte com os mesmos!
E em casa?
3. Uma das alterações mais simples que todos podemos adoptar é usar escovas de dentes que não sejam de plástico.
Fala-se muito das de bambu, mas eu prefiro as de amido de milho. Sim, existe! A do Baby S é do mesmo material, ele nunca saberá o que é uma escova de dentes de plástico de utilização única.
4. As mamãs podem optar por toalhitas desmaquilhantes reutilizáveis ao invés dos discos tradicionais que se compram no supermercado. Faz diferença!
5. Outra grande alternativa – os pensos higiénicos reutilizáveis ou o copinho menstrual, que cada vez se vê mais.
6. Opto também por reduzir os plásticos utilizando sabonetes em vez de gel de limpeza (se bem que reciclo estas embalagens).
7. Na limpeza, podemos optar muitas vezes por soluções caseiras com vinagre e água, ou até com bicarbonato de sódio – serve para limpar superfícies, janelas, casas de banho, desinfectar bancadas, limpar ralos, lavar a máquina de roupa, etc!
Se olharemos em volta, há muitas soluções que podemos adoptar no dia-a-dia.
Andar mais a pé, por exemplo!
Devem, acima de tudo, fazer aquilo que faz mais sentido para a vossa família, pois se assim o fizerem, verão que surge tudo naturalmente, tal como aqui, com a eco mommy!
Quais são as soluções sustentáveis que já adoptaram?”
Quer conhecer mais dicas e projetos sustentáveis?
Veja aqui o artigo d’A (nossa!) Pegada Verde da Easy to Live, e conheça os projetos BioVó e Aromas da Villa – Saboaria Artesanal.
Texto e Logo: Eco Mommy – As Dicas da Fafá
Edição: mum’s needs
Fotos: Unsplash