Esta semana a minha sugestão de escapadinha é a bela ilha de São Miguel nos Açores.
A minha viagem a esta bela ilha já conta com uns 7 anos. Na altura fiz um pequeno circuito de 10 dias distribuídos pelas ilhas Terceira, Pico e São Miguel. Garanto-vos que foi dos sítios mais bonitos que já fui até à data!
Hoje vou centrar-me apenas em São Miguel, a capital do arquipélago.
A ilha de São Miguel é, sem dúvida, um dos maiores tesouros de Portugal.
Com tanta natureza e paisagens incríveis, onde quer que se olhe, em qualquer ponto da ilha, torna-se difícil decidir o que visitar com tantas opções maravilhosas e, muitas vezes, com tempo limitado.
Lagoa das Sete Cidades
O primeiro ponto a visitar é sempre a Lagoa das Sete Cidades. No entanto, pode ter o azar de apanhar nevoeiro e ter que lá voltar mais que uma vez durante a estadia para conseguir ver a Lagoa em toda a sua plenitude.
Embora consiga ver a Lagoa desde vários pontos, o mais interessante e mais conhecido é o Miradouro Vista do Rei, situado a 251m de altura. Atrás deste miradouro encontrará o Hotel Monte Palace, abandonado há cerca de 27 anos, mas cuja reabertura está prevista já para 2021, de onde poderá ter uma melhor visto da lagoa.
Uns quilómetros ao lado encontrará outro miradouro com mais uma vista soberba sobre a lagoa, o Miradouro da Boca do Inferno. Daqui pode-se contemplar a Lagoa das Sete Cidades, a Lagoa do Canário, a Lagoa Rasa, parte do Povoado das Sete Cidades e, ainda, parte da Serra Devassa.
Há quem diga que este é o melhor miradouro da ilha, com uma vista panorâmica, sobre vários pontos, de cortar a respiração. Fica a dica, vai encontrar um portão logo à entrada, muitas pessoas deixam ai o carro, mas é importante saber que existe um parque de estacionamento cerca de 1km mais em frente, que lhe permitirá poupar um pouco as pernas.
Lagoa do Fogo
Continuando a falar de miradouros, há outro com paragem obrigatória, o Miradouro da Barrosa, com vista sobre a Lagoa do Fogo, que é a lagoa mais alta da ilha e a segunda maior.
Caldeira Velha
Se gosta de apreciar a beleza e tranquilidade da natureza, vai sem dúvida gostar da Caldeira Velha.
É um parque com uma fauna e uma flora muito diversificadas, com duas piscinas onde a água é naturalmente quente (38º na piscina mais pequena e cerca de 21º na piscina maior com cascata). No local existem balneários onde poderá trocar de roupa ou até mesmo tomar um duche de água fria.
Lagoa das Furnas
Outros dos locais que não pode deixar de visitar são a Lagoa das Furnas e as caldeiras, onde consegue visualizar como é confecionado o famoso cozido das Furnas. Faça reserva num dos restaurantes da vila para que depois da visita possa disfrutar deste pitéu.
Parque Terra Nostra
O Parque Terra Nostra, com cerca de 12 hectares de vegetação exuberante, merece ser visitado. Tem que pagar entrada, mas não é muito, e vale bem a pena. Aqui encontrará a piscina de água termal ferruginosa a 38º, onde poderá dar um mergulho e relaxar nas águas quentes. Também, aqui existem, balneários onde poderá tomar duche após a utilização das piscinas. Dica: leve consigo um fato de banho mais velho, pois existe uma forte probabilidade de ficar manchado.
Poça da Dona Beija
Se aprecia banhos de água quente siga em direção à Poça da Dona Beija. Este local era originalmente uma nascente de água quente onde os moradores iam tomar banho numa água naturalmente aquecida a 30º. Há alguns anos foram feitas obras e, desde então, existem várias piscinas disponíveis para ir a banhos.
A vantagem deste local em relação ao Parque Terra Nostra é que o horário é mais alargado e a entrada é mais em conta.
Gastronomia
Já vos falei do cozido das Furnas, que tem que ser provado por quem visita São Miguel,mas consegu-se também comer bom peixe fresco em toda a ilha. No entanto, existe um local em particular que me ficou na memória, não pelo peixe, mas pelo melhor bife de vaca que comi até hoje!
Vá até Rabo de Peixe e coma na Associação Agrícola de São Miguel. Prometo que não se vai arrepender!
Desculpem ter-me alongado um pouco mais no post de hoje, mas há tanto para falar sobre esta ilha fantástica. Muito mais fica por dizer… Vale a pena visitar.
Texto escrito por Catarina Ferreira, que está de parabéns esta semana! Minha querida amiga, faz exatamente 30 anos que fazemos parte da vida uma da outra! E olha para nós, todas frescas 😉 Um beijinho grande