O sol emite radiação UV, que pode causar danos na pele.
Os raios UV podem penetrar as nuvens, janelas, roupa e folhagem, razão pela qual é tão importante que protejamos a nossa pele em todas as ocasiões – inclusive dentro de casa ou nos dias nublados.
O envelhecimento da pele está relacionado com vários fatores, como a exposição à poluição e a exposição solar, por exemplo. Este último causa o ressecamento da pele, que resulta na desidratação, flacidez e no surgimento de rugas e linhas de expressão.

MAS AFINAL O QUE SÃO OS RAIOS UV?
O sol que chega a nós é composto por dois tipos de raios perigosos; radiação ultravioleta B de ondas curtas B (UVB) e radiação ultravioleta A de ondas longas (UVA).
Os raios UVB são os principais responsáveis pelas queimaduras solares enquanto os raios UVA, são considerados os mais perigosos, pois podem penetrar mais profundamente a pele e causar envelhecimento prematuro e cancro da pele.
Alem disso, os raios UVA e UVB têm efeito cumulativo na pele e, por isso, acabam ocasionando manchas, pintas e sardas.
Para manter a pele protegida, o primeiro passo é adicionar um filtro solar à sua lista de cuidados com a pele, pois, assim como a higienização e a tonificação da pele, ele também, deve ser um hábito diário!

O SEU PROTETOR SOLAR DEVE MENCIONAR LARGO ESPETRO. PORQUÊ?
A recomendação Europeia é que todos os protetores solares contenham filtros de proteção contra os UVA e UVB. Até 90% das alterações cutâneas visíveis são o resultado dos danos solares, pelo que é verdadeiramente importante usar sempre proteção solar!
O FPS protege a pele dos danos provocados pelos raios UVB, responsáveis pelas queimaduras solares, no entanto necessita de filtros de largo espetro para proteger a pele dos raios UVA e UVB. Para a mais eficaz proteção, escolha um protetor solar com um FPS elevado e filtros UV de largo espetro que confira um FPS elevado e proteção UVA.

O QUE SIGNIFICA FPS?
FPS significa Fator de Proteção Solar e o número que se segue refere-se à sua capacidade de defletir e absorver os raios UVB.
Quanto ao Fator de Proteção UVA (FPUVA), este equivale a pelo menos um terço do valor FPS e é representado por um logo circular UVA.
80% do envelhecimento da pele está relacionado com o estilo de vida, e o sol é o maior responsável para esse número.
Uma pele fotoenvelhecida (danificada por exposição repetida à radiação UV) terá uma aparência flácida, com hiperpigmentações, menos elasticidade e hidratação. Por isso, proteja o seu rosto e não aposte no sol para ter uma pele radiante!

QUANTO DEMORA O PROTETOR SOLAR A FAZER EFEITO?
A hidratação é a chave para uma pele saudável e feliz, e depois de um dia ao sol, a sua pele provavelmente não o estará.
O sol pode desidratar a pele, tornando-a mais suscetível aos efeitos negativos da exposição solar tal como os danos oxidativos.
O After Sun não só hidrata a pele, como também a arrefece, promovendo a sua suavidade. Se não usa proteção solar como parte da sua rotina de cuidados do rosto, logo pela manhã, talvez seja uma daquelas pessoas que apenas aplica proteção solar quando chega à praia. Na realidade, deve aplicar a proteção solar 15-20 minutos antes da exposição solar para que esta funcione corretamente, e se a aplicar já na praia, arrisca-se a expor a pele a queimaduras solares.

QUANTO TEMPO POSSO PERMANECER AO SOL, COM FPS50?
Quantas vezes aplica protetor solar por dia?
Provavelmente não o faz vezes suficientes, e o protetor solar deve ser reaplicado a cada duas horas!
Um stick solar é uma das formas mais fáceis de reaplicar o protetor solar durante o dia, quando está na rua. Pequeno o suficiente para levar na mala ou bolso e devido à sua textura em bálsamo, não arrisca fugas, o que acontece muitas vezes com fórmulas em creme.
O FPS 50 bloqueia 98% dos raios UVB, e permite que a pele resista a queimaduras solares 50 vezes mais tempo do que poderia, caso não tivesse proteção.
Contudo, isto não significa que deve estar ao sol o dia todo. Este período de tempo não tem em conta idas ao banho, passar a toalha no corpo ou transpirar, mas, regra geral, com todos os níveis de FPS, após duas horas, deverá reaplicar o seu protector solar ou sair do sol.

QUE QUANTIDADE DEVO APLICAR?
A maioria das pessoas aplica uma quantidade muito reduzida de protetor solar. É necessário cerca de 2 colheres de sopa de protetor solar para cobrir todo o corpo, e se usar um protetor em spray, poderá ser difícil garantir que chega a todas as zonas. Para jogar pelo seguro, assegure-se que vê uma camada substancial na pele, antes de espalhar o creme no corpo, e, como já mencionámos, não se esqueça das reaplicações!
Se simplesmente odeia a textura das loções e cremes, opte por uma bruma seca! Estas têm uma textura mais ligeira que mal notará e proporcionam o mesmo nível de proteção solar. Contudo, pode ser complicado saber se já aplicou o suficiente. Assegure-se que aplica o spray até ver um véu molhado na pele, antes de massajar o produto, pois precisa mais do que provavelmente pensa!
A melhor parte destes sprays? Pode aplicá-los sem ajuda, não precisa de forçar ninguém a aplicar o protetor nas costas!

Texto e fotos: Marta Costa Orifeelwell
Edição: mum’s needs