Hoje venho contar-vos a história da Joana e do 1bigo.
Quer dizer, na verdade, hoje, vamos conhecer a história pelas palavras da própria.
Pedi à Joana que me contasse um pouquinho de como surgiu este seu projeto, o que fazia antes e o que a levou a mudar.
A resposta foi maravilhosa, repleta de carinho e dedicação naquilo que faz, um sentimento que chega a nós a cada palavra que lemos.
A história do 1bigo
“Poder escrever e pensar no que aconteceu a este 1bigo nos últimos 10 anos é um desafio. Os projetos nascem e começam a gatinhar… põe-se de pé, avançam e amadurecem e de repente é crescido quase sem pensarmos muito como é que isto aconteceu.
O 1bigo começou por necessidade (de sobrevivência quase) de uma amiga. A Joana teve um bebé… e até aqui tudo certo… só que ela já tinha outra… com menos de 1 ano e que nem sequer andava.
Estava desesperada e pediu-me com urgência “de há 3 dias atrás”…
“- Socorroooooo!!!!!! Preciso que me faças um pano daqueles que se enrolam todos para prender os bebéééééés!!”
Eu respondi-lhe que não fazia a mínima ideia do que se tratava mas que podia procurar 🙂
Lá fiz uma pesquisa rápida… lá vi que podia ser de um tecido com elasticidade e lá fui comprar o tecido.
Pano pronto!
Chego a casa da Joana… dou-lhe o pano e ela num ápice embrulha o João e começa a dançar na sala de um lado para o outro com as mãos no ar super super feliz de ter 2 braços livres para pegar na outra bebé.
Vim-me embora com aquela sensação de realmente ter sido bastante útil e com a certeza que a vida da Joana seria bem mais fácil daí em diante. Estávamos em 2008.
Continuei com as minhas costuras e de repente começam a surgir mais pedidos… das amigas da Joana, das amigas das amigas da Joana, das amigas das amigas das amigas da Joana… até que se perdeu o rasto das amigas da Joana e, palavra passa palavra, comecei a fazer panos para vender.
De uma forma muito artesanal ia fazendo panos com o tecido elástico que encontrava nas lojas e assim foi crescendo.
Produção, fabrico e babywearing
A determinada altura, não podia mais estar dependente do que encontrava e consegui quem fabricasse exactamente o tecido que eu procurava para os panos e slings. Primeiro panos semi-elásticos e depois os panos tecidos.
Entretanto fiz também formação de consultora em babywearing porque quis saber mais. Fazia sentido perceber melhor “isto tudo” onde tinha entrado um pouco sem me aperceber.
Acredito que o conhecimento nesta área, tanto o relacionado com o desenvolvimento dos bebés, nomeadamente o que se espera deles em cada idade como também conhecer várias abordagens para o mesmo assunto, faz do 1bigo uma marca de confiança para todas as famílias que se cruzam connosco.
E no fim de contas, continuo a achar que colo não se ensina, dá-se e ponto final 🙂
Recentemente deixei a atividade que tinha para me dedicar exclusivamente a este projeto de babywearing e mais importante, à minha família.
Horários de 8 horas sentada num escritório com mais uma hora de almoço, uma hora para lá e outra para regressar, somam 11 horas em que não se levam nem se buscam filhos, não se conversa… simplesmente não se está.
Foi uma decisão difícil de tomar mas muito consciente e pensada com a certeza de que a vida corre e não há tempo para se fazer o que não se gosta todos os dias.
Tecelagem e panos artesanais
No último ano comecei a dedicar-me à tecelagem e a fazer panos de forma artesanal. Outro verdadeiro desafio muito gratificante.
Por agora está decidido que é por aqui que vai seguir este projeto.
Gosto de coisas diferentes e o melhor caminho para atingir este propósito é mesmo a tecelagem manual e explorar as mil possibilidades de padrões, cores, texturas com a promessa que não existirão 2 porta-bebés iguais.”
“Só os que se arriscam a ir longe demais são capazes de descobrir o quão longe se pode ir.” T.S.Eliot
Joana, foi um prazer conhecer a sua história e partilhá-la com tantas outras mães.
Um exemplo de trabalho, empenho, de querer saber e fazer mais, por si, pela sua família, e por tantas outras famílias que “carregam” com o 1bigo.
Um beijinho e continuação de muito sucesso!