Hoje apresento-vos a Rita e a Filipa, duas amigas de infãncia que a vida afastou e fez o favor de aproximar depois da maternidade.
Hoje são elas que nos contam como o método Montessori entrou nas suas vidas e o que as levou a criar este projeto maravilhoso, na sua cidade natal, Viseu.
Sou a Rita e tenho 37 anos.
A maternidade mudou totalmente a minha vida, sem dúvida. Fui mãe pela primeira vez em 2017 mas, infelizmente, a minha filhota não sobreviveu e tive o meu arco-íris em 2018.
Antes de ser mãe, estava totalmente focada em mim e na minha carreira. Trabalhava 60 a 70 horas por semana a gerir uma empresa e era apaixonada pelo que fazia. Viajava imenso e eram mais as vezes que jantava fora do que em casa.
A maternidade veio “trocar-me” as voltas!
Sempre achei que não gozaria a minha licença de maternidade por completo e que, ao fim de 2 meses, iria socorrer-me de uma creche para cuidar da minha prol enquanto passasse o dia a trabalhar.
Ah, como somos ingénuas! No segundo em que temos um coração a bater dentro de nós tudo muda, tudo ganha uma perspectiva que até aí não existia!
Rapidamente percebi que queria estar pelo menos um ano a tempo inteiro com o meu filho! Queria ver cada um dos seus sorrisos e lágrimas. Que queria ser eu a estar lá de cada vez que aprendesse algo novo.
Despedi-me e fiquei em casa.
Vindo já da minha formação de origem (sou psicóloga), a pedagogia Montessori sempre me cativou e, ao ser mãe, decidi reler esta perspectiva tão intensa e incrível sobre a criança e o ensino.
Abri uma porta a uma nova paixão.
Rapidamente surgiram as inscrições em formações e foi, numa delas, que reencontrei a Filipa. Conhecida já de longa data, encontrei na Filipa uma espécie de alma gémea! Vemos o mundo da mesma forma, pautamo-nos pelos mesmos valores e partilhamos da visão de que a educação muda o mundo.
Decidimos unir forças e criar a Beecome Montessori Way: a pensar nos nossos filhos e nos filhos de tantos outros pais. Pais como nós que querem uma educação centrada da criança, que respeite o seu ritmo, que desafie, que tenha um contacto constante com a natureza e mundo e que ajude a construir um adulto autónomo, responsável, versátil, criativo e solidário.
Hoje divido-me entre a Beecome e o Manuel e sinto-me tão feliz e preenchida, apesar de todos os desafios que ambos me trazem diariamente.
Sou a Filipa. Completei este ano 37 anos e desde que me lembro que digo que quero ser mãe.
A Maria chegou em 2017, um pouco mais tarde do que aquilo que tinha planeado, mas por vezes a vida “troca-nos as voltas”. Desde o dia em que soube que a tinha comigo que tudo mudou…
Depois de uma gravidez de risco em que estive longos meses em casa e em que aproveitei para ler tudo o que pude sobre maternidade, bebés, crianças, apego, amamentação e educação, a primeira vez que vi a minha filha percebi que nunca mais voltaria a ser a mesma.
Comecei por achar que ia regressar ao trabalho quatro meses mais tarde, depois seis, depois um ano… e o tempo foi passando. Felizmente tenho uma profissão (médica dentista) que me permite gerir agenda e horários. Embora obviamente me prejudique na parte económica se não trabalhar, mas foi decisão que até a Maria completar um ano de idade trabalharia unicamente em part-time, das 15h às 18h.
Aqui o que interessava era o tempo de qualidade e quantidade que queria passar com a minha filha… Porque este tempo, estes anos basilares na vida de uma criança não voltam mais.
Assim, as minhas manhãs seriam inteiramente dedicadas a ela!
Comecei a inscrever-me em formações para aprofundar conhecimentos na Pedagogia Montessori, que me fascina desde o primeiro dia e sobre a qual fui lendo durante a gravidez e no pós-parto.
Os princípios orientadores da mesma, respeitadores do ritmo e do interesse de cada criança, a educação para a paz, para o respeito pelo ambiente e pelos animais são a base da educação que queremos passar à nossa filha.
Numa das formações a que fui reencontrei a Rita, colega do tempo de escola e que não via há bastantes anos. Todos mudamos e nós mudámos na mesma direcção.
A Rita partilha comigo o mesmo amor, e acima de tudo a mesma visão do mundo e do que queremos para o futuro dos nossos filhos.
Sinto que os nossos caminhos tinham mesmo de se cruzar nesse dia para que pudéssemos começar um projeto ambicioso em conjunto. A Rita tornou-se na minha companheira, na minha amiga e confidente e neste momento fazemos parte da mesma família!
Juntas decidimos por mãos à obra e começar o primeiro projeto Montessori em Viseu – a Beecome Montessori Way!!! Uma ideia que foi crescendo à medida que os meses foram passando e que neste momento nos preenche! O objetivo é crescer e fazer chegar Montessori a mais famílias que pensam como nós.
Hoje, continuo a exercer a minha profissão em part-time, trabalho na Beecome e ainda tenho tempo para estar com a Maria. Tenho mais trabalho, mas sou sem dúvida alguma uma pessoa mais realizada e feliz!
Juntas tornaram o seu sonho comum “em levar a educação para a paz a mais famílias” numa realidade e criaram a Beecome Montessori Way.
Acreditamos que cada criança é única e especial, com um enorme potencial e que, portanto, deve explorar o mundo dentro dos seus interesses. Se fornecermos o necessário, a autonomia e a liberdade com limites, levarão ao desenvolvimento de um adulto bem formado, consciente e plenamente seguro de si.A Pedagogia Montessori, fundamentada cientificamente, ajuda a criança no seu desenvolvimento holístico (mente, corpo e emoções). Sendo um método científico baseado na observação sistemática da verdadeira natureza da criança, adequa-se às necessidades específicas de cada fase do desenvolvimento.“A verdadeira educação é aquela que vai ao encontro da criança para realizar a sua libertação.” – M. Montessori
Visitem a Beecome, situada na Creche a Sorrir – Urbanização Colina Verde, em Viseu ou contactem para geral@beecome.pt