Hoje quero apresentar-vos a Paula e o seu projeto Azul Bebé Fotografia.
A Paula é licenciada em Biologia e o ensino fez parte da sua vida durante 12 anos.
A instabilidade na colocação de professores interferia, inevitavelmente, na sua vida pessoal e emocional. Mas a Paula adorava o seu trabalho!
Quando ficou grávida do seu filho Francisco, manteve o trabalho nas escolas, mas tornava-se cada vez mais dificil.

A fotografia sempre foi um hobbie de longa data.
A Paula e o marido adoravam fotografar as suas viagens e manter as memórias vivas! Entre 2012 e 2015, a fotografia subiu a um novo patamar e a Paula assistia o seu marido em sessões fotográficas de familiares e amigos, aos fins de semana e feriados, enquanto o filho de ambos ficava na companhia da avó.
Mas chegou a hora de tomar uma decisão. Uma decisão nada fácil.
Então, em 2015, a Paula rumou a Madrid para fazer formação com a especialista em fotografia de recém-nascidos, reconhecida internacionalmente, Jade Gao. Na altura, a oferta de fotógrafos de bebés em Portugal era muito pouca.

E assim foi, de Professora de Biologia e Assistente de Fotografia em part-time, a Paula tornou-se na Melhor Fotógrafa do Mundo, em 2019, ao vencer o “Óscar” da Fotografia, nos Golden Lens Awards, na categoria de Família!
Neste momento, a Paula tem o seu estúdio de fotografia na Pedrulha (Coimbra), mas em breve terá uma nova casa na Quinta da Portela.
Perguntei-lhe sobre o impacto da pandemia no seu negócio.
Comparando o antes e o depois do confinamento existem mudanças obviamente, mas para a Paula, visto fotografar bebés com um baixo sistema imunitário (normalmente entre os 5-15 dias de vida) os cuidados de higiene e desinfeção sempre foram uma prática habitual e uma prioridade.

Cada sessão de recém-nascido dura, em média, 3h30-4h. São feitas ao ritmo do bebé e colocadas em pausa sempre que o bebé precisa de miminho, de comer ou de mudar a fralda. Nestas sessões, o foco é sempre o bebé! As fotos são em tons neutros para manterem a intemporalidade. Diz-me que “as fotos serão atuais hoje e daqui a 30 anos!”
É fácil trabalhar sozinha?
“Não! Exige disciplina, esforço, sacrificio.”

A Paula, neste momento, é fotógrafa, editora, faz o marketing e a contabilidade da sua empresa.
Mas cada vez que as famiíias enviam fotos dos bebés que fotografou à “Tia”, a Paula, filha única, sente que fez a opção certa ao seguir o seu coração.
Agora tem tempo para o seu filho, para a sua familia e viaja bastante!
Paula, desejo continuação de muito sucesso! Parabéns pelo sua dedicação, trabalho e mérito!
