Hoje quero apresentar-vos a Rita. Mãe de duas meninas e uma fonte de talentos!
É maquilhadora profissional, cabeleireira, formadora de maquilhagem profissional e estudante do curso de Yogaterapia. Mas os seus talentos não ficam por aqui e a criatividade faz parte de si e da sua familia!
Diz-me “Sempre fiz uso do artesanato como forma de terapia, adoro de paixão… Fios, cordas, trapilho, agulhas, linhas… bem, isso tem de fazer parte de mim!”
Venham conhecer o Nó de Canela!

“Defendo com unhas e dentes que devemos fazer sempre o que nos faz feliz, ainda que o que nos faça feliz esteja em constante mudança.
O meu nome é Rita. Tenho 35 anos e vivo em Coimbra desde 2016, ano em que decidi deixar a minha cidade (Porto) em busca do amor.
Sou mãe de duas meninas maravilhosas, uma com 7 anos e outra com 6 meses.
Passei pelo curso de psicologia e posteriormente pelo curso de marketing.
Mas quem é que eu queria enganar?? O que me faz verdadeiramente feliz é a arte de criar e ensinar os outros a buscar essa mesma criatividade dentro de si.

Venho de uma família onde essa criatividade está muito presente.
O meu irmão mais velho é o meu maior exemplo de que é possível fazer coisas incríveis a partir de uma ideia! Mesmo sem saber, ele inspira-me todos os dias com aquilo que faz e a pessoa que é.
Depois de perceber que era apaixonada pela área da beleza, mergulhei a fundo.
Sou cabeleireira e maquilhadora. Abri uma escola de maquilhagem profissional cá em Coimbra no final de 2017 (Rita Catita Pro Make-up school), e tenho um estúdio de tratamento de imagem no Porto, em parceria com uma grande amiga, igualmente mãe e empreendedora.

Uma das minhas primeiras memórias relativas à beleza é a da minha avó a colocar batom em frente ao espelho do quarto. Primeiro nos lábios. Depois “um cheirinho” daquele batom ia parar às maçãs do rosto. Aquela versatilidade fascinava-me! Hoje a minha avó tem 90 anos e ainda não sai de casa sem o seu batom!…
Dedico muito do meu trabalho ao cuidado de noivas e à formação de pessoas na área da beleza.
Ora, este maldito coronavirus veio atrapalhar toda a minha vida profissional. As minhas noivas adiaram 99% dos casamentos que tinha agendados para este ano. A minha sala de aula está fechada. Os apoios aos trabalhadores independentes… bem…. não há muito a dizer sobre isso…

De repente, os rendimentos todos deste ano desapareceram.
Em momentos de crise eu tenho a tendência de procurar a resiliência em mim a todo o custo.
Senti a necessidade de me reinventar.
Criei uma marca em dois tempos e abracei a 100% um dos meus hobbies: as fibras, o algodão, as artes manuais.
O “Nó de Canela” surgiu da necessidade emergente de criar um novo negócio sustentável e tomou conta da minha vida! Cá em casa há bobines por todo o lado, linhas e fios de todas as cores…! Mal sabia eu que ia ser tão feliz a fazer nós!!!
O “Nó de canela” é a combinação do Macrame, do crochê e do trapilho, com uma pitada de feltragem. E tem sido maravilhoso!

Por entre as fraldas e a telescola, tenho a possibilidade de criar peças e reproduzi-las, personalizando-as de acordo com os gostos de cada um.
Se estava à espera de em pleno ano de 2020 ter chegado até aqui? Nem me passava pela cabeça…! Mas ensinaram-me a ver sempre o copo meio cheio.
Estou feliz e muito apaixonada pelo que faço. E grata. Muito grata pela confiança que tem sido depositada em mim e neste meu novo projeto!
A vida é feita de mudanças e de imprevistos.
Só temos de fazer o melhor que conseguimos com as armas que temos!”

Rita, parabéns pela resiliência e pela inspiração!
Continuação de muito sucesso nos seus projetos!
Texto e Fotos: Nó de Canela
Edição: mum’s needs