Hoje apresento-vos a Ana, mãe, empreendedora, enfermeira, certificada em maquilhagem, uma mulher dos mil oficios!
Diz que é “sonhadora, dinâmica, trabalhadora. Amiga do amigo, teimosa que dói, um bocadinho (muito) impulsiva.” Venham conhecê-la!
“Não sei parar quieta.
Esta é a frase que mais me carateriza.
Sou a Ana Azevedo, Enfermeira de profissão, mãe de duas princesas, empreendedora.
Algures há 20 anos atrás, decidi ser Enfermeira. Genuinamente queria ajudar quem precisar, ensinar os outros a seguirem rumos saudáveis, cuidar como nos ensinam.
A vida e as expetativas mudam depois de sermos mães.
O que era prioridade e verdade absoluta, muitas vezes, deixa de o ser. Construir uma carreira como Enfermeira era o meu objetivo e missão que questionei demasiadas vezes depois de ser mãe. Deixar de estar e de cuidar dos meus para cuidar dos outros começou a pesar tanto face às contrapartidas e reconhecimento quase nulos, que questionei este caminho.
Engravidei da minha primeira filha já muito descrente da Enfermagem que me era permitido praticar. Depois de ser mãe, a coisa agravou. Comecei a pensar em alternativas. Procurei muito mas às vezes parece que quanto mais procuramos, menos encontramos.
Até que fui convidada a fazer o meu próprio negócio dum negócio de que era cliente há anos.
Desde 2006 eu era assessora de consumo da Oriflame; basicamente estava inscrita para usufruir dos descontos porque usava muitos produtos da marca. Em 2016 foi-me apresentado o modelo de negócio e, dado que eu conhecia e gostava dos produtos, decidi que não tinha nada a perder. A minha expetativa inicial era ganhar com a carreira Oriflame aquele extra que tinha deixado de ganhar quando abdiquei de dar formação para estar mais tempo com a princesa.
O trabalho é simples, partilhar a nossa experiência com os produtos, estudar as indicações de cada produto, convidar pessoas para se juntarem a nós, seja para a compra, venda ou carreira. Para mim o segredo é a consistência do nosso trabalho. Como digo à equipa “Semear, semear, semear.”
No início pode parecer que ninguém nos ouve, pode parecer que estamos a trabalhar em vão, mas se nos dotarmos de válidos conhecimentos na área, assim como alguns de venda e gestão de pessoas, teremos sucesso de certeza.
Todas começamos da mesma forma, com uma ficha de inscrição. O caminho é cada uma que o faz, sempre acompanhada. Na nossa grande equipa de já mais de duas centenas de pessoas, umas estão para comprar com desconto e se cuidarem, outras aliam a venda, outras ainda aventuram-se na carreira.
O meu grande objetivo como líder deste grupo é munir as (maioritariamente) mulheres que se juntam a nós de ferramentas para que voltem a acreditar que vale a pena cuidarem delas mesmas para melhor cuidarem dos outros. Todas chegam com o seu objetivo pessoal; comprar um computador para o filho, comprar mais barato, viajar, criar um negócio que lhe aumente a qualidade de vida.
O meu, inicialmente, era ganhar um extra. Hoje ganho bem mais que isso, aumentei imenso a qualidade de vida da minha família e tenho um negócio meu, onde ainda junto o facto de me cuidar e conheço pessoas fantásticas.
Se este será o meu caminho em exclusivo? Ainda é uma resposta que não sei dar, mas costumo dizer que este meu negócio é a minha reforma antecipada!”
A Ana é um exemplo de que não podemos deixar o nosso “eu” ficar para trás porque afinal a profissão que um dia escolhemos para o nosso futuro (durante a nossa adolescência!) não é a que nos realiza como pessoas e como profissionais.
Parabéns por “nunca parar quieta”!
“Anas há muitas!”, mas Ana Azevedo só há uma!