Hoje quero partilhar convosco a história da mum Vanda e do seu filho Kiko.
O mundo na Wanda Land corre a um ritmo diferente do mundo que todas conhecemos.
Na Wanda Land existe um talento enorme, que sempre correu a par e passo com o desejo de ter uma família.
Na Wanda Land, o talento ficou em pausa depois da família crescer.
Mas o que não parou, foi o desejo de vencer. Na Wanda Land não se pode parar.
Venham conhecer! (preparem o lencinho para limpar a lagrimita…)
“O meu nome é Vanda Semedo.
Sou mãe de um menino de 22 meses com necessidades específicas.
O Kiko, como carinhosamente o tratamos, foi reanimado à nascença depois de uma cesariana de emergência na MAC.
Com índice de Apgar 2-7-8, nasceu a termo de 38s+5d e com 2,350 e 40 cm. Fez 72 horas de hipotermia, ventilado, etc. Como se não bastasse, ao 8º dia fez septicemia devido a uma artéria que rebentou com a sonda umbilical que o alimentava. Só peguei no meu bébé ao colo no seu 11º dia de vida…
Mas ele é muito valente! Ao fim de 13 dias passou dos Cuidados Intensivos para os Cuidados Intermédios e passados dois dias veio para casa.
Mas eu estava longe de imaginar o que nos esperava…
O Kiko é seguido no Hospital Dona Estefânia em Neurodesenvolvimento de risco. Consequentemente é visto por inúmeras especialidades: neurologia, genética, infecciologia, nefrologia, imunodeficiência, etc..
O Kiko não pode frequentar uma creche, não sabemos ainda quando poderá ingressar no ensino devido à sua baixa imunidade.
Regressei de licença de maternidade ao serviço em fevereiro de 2019.
Em Maio não me renovaram o contrato – caso contrário ficaria efetiva, mas a empresa achou por bem não renovar, pois eu tinha de me ausentar muito frequentemente, embora justificadamente, para dar o apoio que o meu filho precisa. Neste momento estou a receber subsídio de desemprego (420€ +/-) até abril do próximo ano.
Com 13 meses o Kiko fez a sua primeira intervenção cirúrgica. Outras já se seguiram e mais virão.
Neste momento ele é completamente dependente de mim.
Não há ninguém da família que me possa substituir nas suas idas quase diárias para o hospital e clínicas. Sinceramente, nem queria que alguém o fizesse.
O Kiko tem hipotonia. Só começou a segurar a cabeça aos 6 meses. Hoje já se arrasta mas não anda sozinho nem gatinha. Por isso estava a fazer 3 vezes por semana Fisioterapia e uma vez por semana Terapia Ocupacional.
Devido ao surto de Sars Covid 19, ficámos em isolamento completo, porque entretanto foi-lhe diagnosticado hipogamaglobulinemia transitória da infância. Portanto, temos feito as terapias em casa por videochamada… Nunca será a mesma coisa, e sinto que estamos a ser obrigados a perder tempo precioso para a sua evolução.
Também devido ao surto, o pai perdeu a nossa fonte de rendimento extra, o que nos permitia viver com um pouco menos de medo do dia de amanhã. O pai realizava eventos aos fins-de-semana, iluminação e música. Sim, trabalhava 7 dias da semana grande parte do ano.
O Kiko tem surdez profunda do lado esquerdo – no passado mês de Junho foi operado para colocação de implante coclear – no dia 20 de Agosto foi colocar a parte externa. O Kiko terá de passar a fazer 4 sessões semanais de Terapia da Fala… Medo…
É uma agenda cheia.
Como seria de prever, ainda estou a ser tratada de Depressão Pós Parto. Levou muito tempo a processar tudo o que se está a passar com o nosso desejado filho. Muito desejado: 8 anos, 5 Fertilizações In Vitro…
Tenho uma página de Facebook, a Wanda Land, com alguns trabalhos artísticos meus.
Sendo de todo impossível dar resposta ao tempo que tal implica, resolvi aproveitar a mesma ferramenta, e inscrevi-me há 2 dias (sincronicidade da vida?!) na empresa multinível de cosméticos Younique. Com algum investimento, desejo poder contribuir o máximo que puder para o sustento da nossa família.
Ao ver a publicação de Marisa sobre a Mum’s Needs, o coração quase me saltou da boca ao verificar que ainda não têm revendedoras dos cosméticos minerais Younique. É uma empresa que só atua em Portugal há menos de dois anos.
Muitos Parabéns pelo trabalho tão bonito que estão a fazer!”
É impossível ficar indiferente à história da Vanda, do marido e do seu filho Kiko!
Depois de a Vanda me enviar esta sua história, e perguntar se poderia vender os seus produtos na loja das mums, fizemos umas video-chamadas onde conheci o seu filho lindo, e me mostrou os seus trabalhos de arte.
A Vanda é uma artista e uma mulher de garra!
Obrigada por ter partilhado a vossa história connosco! Da nossa parte, estaremos aqui para ajudar no que for possível!
Parabéns pela coragem, força, resiliência! Visitem a loja da mum Vanda aqui ou a sua loja oficial Younique aqui.