Hoje vamos conhecer melhor a nossa mãe empreendedora, a Ana Lúcia.
Mãe de duas crianças, Terapeuta Ocupacional, Empreendedora Social em Cabo Verde. Venham conhecê-la!
“Nasci em Vila Real e tenho 34 anos. Sou licenciada em Terapia Ocupacional pela ESS-Porto, moro em Rio Tinto (Gondomar).
Trabalhei 10 anos num centro comunitário, no qual acumulei um vasto conhecimento e experiência no acompanhamento de pessoas com deficiência mental e patologias do foro psiquiátrico. Essa experiência permitiu-me perceber que podia criar algo meu e tomar as minhas decisões.
Então, em 2011, criei a minha marca profissional, ZenSenses – Terapia Pelos Sentidos.

Em 2014 nasceu o meu primeiro filho e o primeiro ano foi muito complicado.
Deixei-o na creche tão pequenino e estavam sempre a ligar-me que estava doente para ir buscá-lo. Lá ia eu a correr de Santa Maria da Feira para Rio Tinto. na altura era també orientadora de estágio de estudantes de várias universidades e já não conseguia gerir tudo.
Então, em 2017, transformei a marca em empresa e, no final do ano, tomei coragem e acabei por me demitir, dedicando-me a ZenSenses.
A ZenSenses é empresa que desenvolve diversos serviços e produtos na área da Terapia Snoezelen, uma metodologia de intervenção terapêutica única e inovadora atualmente em expansão em todo o mundo.

Lancei novos modelos de formação técnica em Portugal continental e insular, Cabo Verde, e estou a preparar para o Brasil; sessões, eventos sensoriais e consultoria no apoio à criação de ambientes sensoriais.
Ao mesmo tempo que crescia a minha marca profissional, o trabalho na área social e a vontade de fazer chegar a outros países o meu conhecimento e competências, levaram-me, em 2013, a criar um projeto de voluntariado em Cabo Verde com crianças carenciadas, com deficiência ou em risco.
Mais tarde, alarguei a intervenção a outras faixas etárias e, em 2016, criei a Associação SER+ DAR+ Terapeutas Sem Fronteiras, sem fins lucrativos, sendo responsável pela coordenação de vários grupos de missão.

O foco principal é a intervenção e capacitação de profissionais e comunidades locais na área da saúde, terapias e educação, já em 6 ilhas do arquipélago.
Em 2019 fui galardoada com o Prémio “Instituição e Solidariedade” na Gala de Mérito das Mulheres Empreendedoras Europa-África, que veio dar reconhecimento a este trabalho que é tão gratificante.
Enfim, não consigo escolher entre os dois projetos, profissional ou social, adoro o que faço em ambos!
Agora tenho uma bebé com 7 meses, e o mais velho está em com 5 anos e em casa devido à pandemia, não têm sido meses fáceis, para conseguir conciliar com o trabalho, mas vai-se fazendo o que se pode e organizando da melhor maneira!”

O que é o Snoezelen?
A Terapia Snoezelen proporciona conforto – através de estímulos controlados – e oferece uma grande quantidade de sensações ao paciente. Esta técnica usa efeitos de forma individual ou combinada, cruzando música, sons, luzes, cores, vibrações suaves, texturas e aromaterapia.
O ambiente é seguro, promovendo o autocontrolo, autonomia, exploração e descoberta, trazendo efeitos terapêuticos e pedagógicos consideráveis. Permite estimular os sentidos primários sem necessidade de recorrer às capacidades intelectuais, privilegiando as sensoriais.
A variedade de atividades permite que as terapias sejam únicas e adaptadas a cada pessoa, explorando, ao mesmo tempo, as necessidades e preferências do paciente, aumentando a autoestima, emoções positivas, a capacidade de iniciativa, aprendizagem e autoexpressão. Tem, por isso, um grande impacto na qualidade de vida de quem a vivencia.
Em Portugal é comumente utilizada no tratamento dos efeitos causados por deficiências, doenças mentais, demência, alterações de comportamento, hiperatividade, autismo, entre outras. Em casos mais acentuados, é mesmo a única intervenção possível e alternativa ou complementar às atividades tradicionais. Os resultados revelados pelos estudos de investigação são muito positivos e têm potenciado o reconhecimento da terapia Snoezelen.