Hoje apresento-vos a Inês e o seu projeto ainda recém-nascido: a Fisiobebé.
E vai ser mesmo a Inês que vos vai contar a sua história, na primeira pessoa.

Sou fisioterapeuta e gosto muito do que faço, e o meu percurso profissional levou-me até à area da pediatria.
Contudo, depois de ser mãe, a forma como passei olhar para os pais, as suas necessidades, receios e a necessidade de um cuidado personalizado, atento e continuo dos seus bebés e da propria família ganhou uma dimensão maior. Talvez porque passei a ser mãe e a sentir o mesmo.
Trabalhava numa empresa de apoio domiciliário muito conhecida onde não faltava serviço na área da pediaria. No entanto, enquanto terapeuta, fazia-me muita confusão não puder ligar aqueles pais no dia seguinte a perguntar como estavam, se precisavam de apoio ou alguma dica, e saber que nesse mesmo dia poderia ir outro terapeuta diferente.
Isto começou a fazer-me alguma confusão porque enquanto mãe não seria este tipo de serviço que eu gostaria de receber.
Então, assim surgiu a FISIOBEBÉ.
Um projeto pessoal, onde se faz apenas fisioterapia pediátrica ao domicílio e onde há um contacto muito próximo com o bebé e toda a família. Isto acontece desde o primeiro contacto até ao termino das sessões.
No dia seguinte é sempre enviado uma mensagem a perguntar como está o bebé, a perguntar se precisa de esclarecer alguma dúvida e na despedida da sessão há sempre um abraço e um “disponha”.
A nossa maior área de intervenção é a cinesioterapia respiratória, mas também trabalhamos muito com atrasos de desenvolvimento e formação para pais.
Estamos a organizar uma agenda de formações para 2020 para dar ferramentas aos pais para estimularem e intervirem com os seus bebés, formações de entretenimento e muito mais.
Para já trabalhamos apenas ao domicilio no grande Porto, mas como todo o bebé, esperamos que a FisioBebé também cresça e possa ter capacidade de dar este tipo de serviço e apoio tão personalizado a todos os bebés e papás do país. E assim, esperamos que um dia ganhe estrutura para construir a sua casa, apesar de acreditarmos que o melhor local de intervenção é o lar, onde cada bebé se sente seguro e tranquilo e familiarizado com os seus brinquedos.
Com a FisioBebé pude continuar a trabalhar no que gosto, mas da forma que acredito que vale a pena e que faz sentido!
E, na minha rotina familiar, muita coisa mudou também.
Permite-me gerir os meus horários, adequar às minhas necessidades e às necessidades da família sem prejudicar o trabalho.
Estabeleci os meus limites de horário (se precisava de trabalhar até mais tarde, também tinha liberdade de começar mais tarde) e assim ter tempo para a bebé. Faço uma vida mais calma e tranquila, sem correrias.
E muitas vezes permite-me levar a minha filha comigo. Em casos clínicos não agudos, ou que já acompanho há algum tempo, a minha filha vai comigo e interage com os bebés e, muitas vezes, a sua presença ajuda! O bebé distrai-se e aceita melhor as sessões porque entende-as como uma “brincadeira”.
Sem dúvida que este projeto me deu mais tempo com a minha familia e uma alegria muito maior para todos.
Fisioterapeuta Inês Pereira
FisioBebé
A Fisiobebé oferece diversos serviços:
Kit lavagem nasal
O Kit de Lavagem é composto por uma seringa de 5ml e o adaptador de seringa. O adaptador é lavável e pode ser esterilizado como uma chupeta/biberão. Este kit pode ser utilizado desde o primeiro dia de vida do bebé e, adaptando o tamanho da seringa e as quantidades de soro, até à idade adulta. O adaptador pernite uma lavagem nasal mais eficaz, segura e divertida.
Palestras / Workshops /Tertúlias
No âmbito da pediatria, saúde e da parentalidade consciente e positiva a FisioBebé organiza eventos de forma a dar resposta a vários temas que pais e cuidadores gostariam de ver esclarecidos bem como a partilha de momentos e experiências.
Intervenção precoce
A Intervenção Precoce no Desenvolvimento da Criança tem como principal objetivo oferecer estratégias e ferramentas para que a criança possa explorar o mundo desenvolvendo as suas capacidades motoras.
Fisioterapia Respiratória na Patologia Neuromuscular
Fisioterapia Respiratória Pediátrica também conhecida como Cinesioterapia Respiratória tem como principal objetivo promover um alivio imediato dos principais sintomas do foro respiratório bem como, promover uma melhoria significativa no quadro clínico. Nas sessões de Cinesioterapia Respiratória são utilizadas técnicas manuais e não invasivas e são explicadas estratégias aos pais/ cuidadores para que possam aplicar no seu dia-a-dia e melhorar o bem estar do bebé. A Cinesioterapia Respiratória quando bem orientada oferece aos pais/ cuidadores ferramentas de prevenção.


Texto e imagem: Fisiobebé
Edição: mum’s needs