Hoje contamo-vos a lenda dos Caladinhos de São Nicolau (Santa Maria da Feira), pelas mãos da querida Márcia dos Sabores da Avó Clarinha.
Quem conhece a história deste projeto sabe bem que é “tudo feito à mão como antigamente”. Por isso, para ganharem direito a esta receita deliciosa e participarem no desafio lançado pela Márcia, também vocês têm que o fazer! 🙂
Caladinhos de São Nicolau
Em 1934, viva-se um clima de ditadura em Portugal, era o tempo da PIDE!
Certa noite, numa padaria em Santa Maria da Feira, Augusto Padeiro e os seus empregados estavam a fazer um biscoito simples com uma forma arredondada e achatada, quando foram visitados pela polícia do regime.
Augusto Padeiro, com medo, disse aos seus empregados “Shiu! Calados!” e um dos elementos da polícia perguntou “Porquê que disse calados?” e o Augusto Padeiro respondeu “Porque estamos a fazer calados. Estes biscoitos são os caladinhos!”
“Esta é a lenda que se ouve por terras de Santa Maria da Feira.
Não há ainda qualquer prova do rigor científico na escolha do nome Caladinhos mas por lá e pelas redondezas crê-se que foi desta forma que os biscoitos foram batizados.
Por cá, aprendi com a minha avó a gostar destes biscoitos tão simples quanto deliciosos… recordo-me de ser pequenina e ir passar dias com ela à Mealhada, em casa de tios e primos. A minha avó ia carregada de Caladinhos para o seu irmão, o meu saudoso tio Varinho…
Engraçado que é uma memória muito doce e feliz esta minha de ir de comboio até à Mealhada e à chegada ter o meu tio no seu carro bege à nossa espera…
Talvez por isso, assim que tive idade comecei a procurar a receita, a ver quem a tinha e de onde vinha… afinal lá por casa esta receita já vinha da minha bisavó, a avó “Ninhas” como sempre a conheci. Foi ela que a passou para a avó Clarinha, para as suas irmãs e cada uma foi passando às filhas que iam tendo.
É assim uma receita que vai passando de geração em geração e como tal já fiz questão de a dar a conhecer à minha filha mais velha, que aos 12 anos a replica como eu!
E que receita é esta?
Pois bem, não contem a ninguém mas aqui está ela, muito simples!
Ingredientes
500g de açúcar
500g de farinha
4 gemas
4 ovos inteiros
1 colher de chá de sal
Preparação
- Misturar tudo muito bem com colher de pau até a massa se despegar da colher. Pode precisar de mais ou menos farinha.
- Fazer bolas com as mãos e dispor num tabuleiro forrado com papel vegetal.
- Vão ao forno a 170° graus até ficarem loirinhos.
A receita é muito simples o truque está na temperatura do forno, muito alta e nas mãos de quem a faz
Experimentem, testem e, se puderem, partilhem comigo as vossas experiências com o hashtag #caladinhosdaSaboresdaavóClarinha
Vamos tornar isto viral?”
VAMOS!
Para quem não se ousar a meter as mãos na massa, os Sabores da Avó Clarinha vão ter diretinhos a sua casa.
Encomendas no 916 527 525 ou Facebook.
Querem conhecer a linda e doce história da Márcia? Venham daí!
Texto e imagens: Sabores da Avó Clarinha
Edição: mum’s needs