Hoje a Carla, do Fresco & Fofo, traz-nos mais uma das suas receitas super fáceis e deliciosas.
A Manteiga de amendoim não faz parte da nossa cozinha tradicional, portanto não está incluída na dieta da maior parte das nossas familias. Mas a verdade, é que os frutos secos (como o amendoim) possuem gorduras vegetais que são muito saudáveis. E esta “manteiga” é muito versátil, podendo ser degustada ao pequeno almoço com a sua Granola, ao lanche com banana ou maçã, para sobremesas ou até mesmo para fazer um belo assado no forno.
Comprada, não é muito acessível, e nem sabemos bem de que ingredientes é feita… Em casa, é fácil, basta ter um processador de alimentos! Além de, se preferir, poder fazer manteiga de qualquer outro fruto seco: amêndoa, avelã, caju…Vamos à receita?

INGREDIENTES
- Amendoim ao natural, pode ser torrado ou não – q.b. (a quantidade depende do tamanho do processador.
- Flor de sal – uma pitada (opcional)
PREPARAÇÃO
- Comece por aquecer o amendoim, (pode comprar já sem casca), na frigideira ou no forno. Este passo é importante porque vai ajudar o fruto seco a libertar os óleos que vão ajudar a fazer a manteiga.
- Se gostar de um sabor mais torrado deixe aquecer um pouco mais. se for como eu, e preferir um sabor mais suave, aqueça sem deixar torrar muito.
- Coloque o amendoim ainda quente no processador e polvilhe com uma pitada de flor de sal. Se preferir, pode não colocar, é opcional. Mas a flor de sal vai causar uma explosão de sabor nas papilas gustativas e é uma sensação óptima!

4. Comece a triturar. Um reparo, vai levar algum tempo até obter a manteiga. Não desista logo! O tempo que leva a conseguir chegar à manteiga depende muito do processador que está a usar.
5. Comece a triturar. Vai começar por obter uma farinha, continue a triturar. Se não estiver a usar um robot de cozinha (bimby ou semelhante) deixe o processador descansar para não queimar o motor.
6. A farinha vai ficar nas paredes do processador, com uma espátula empurre para baixo, e repita: triturar, deixar o processador descansar, empurrar o amendoim para baixo, triturar…
7. Se gostar mais da manteiga macia, triture mais. Quanto mais triturar, mais líquida e smooth fica.
8. Depois coloque num frasco hermético e guarde.

Não desespere e não desista! Leva algum tempo mas depois o sabor vai compensar!
Muito importante: Quando pensar que nunca vai conseguir fazer a manteiga e que estragou ingredientes é porque já está quase! Vai começar a surgir uma pasta e depois vem a manteiga.
Pode servir juntamente com fruta, panquecas, usar em bolos, batidos, iogurtes, gelados… Eu costumo barrar maçã e banana às rodelas, polvilhar com a Granola de frigideira e comer como sobremesa!
Nota: Para os outros frutos secos, o método é o mesmo, excepto para a avelã.
Para a manteiga de avelã compre uma pacote de avelã com pele, torre um pouco a avelã, mas sem queimar, coloque num pano velho de preferência e esfregue o pano de encontro às avelãs para retirar a pele. Quando já não sair mais pele, coloque no processador e o processo é o mesmo do da manteiga de amendoim. Este processo de aquecer a avelã com pele é importante para quando tiver a processar o fruto comece a libertar os óleos e consiga fazer a manteiga. Se aquecer sem pele, já não será tão fácil ter manteiga de avelã.
Bom apetite!

E experimentem também as fantásticas receitas que a Carla já partilhou connosco, como a Granola de frigideira / As melhores paquecas do mundo e a Massa de pizza?
Partilhem fotos da vossa manteiga de amendoim nas redes sociais com o #fresco_e_fofo
Até breve!
Receita e fotos: Fresco e Fofo
Edição. mum’s needs
